Maria Silvia, a Dama de Aço, reforça o governo
José Carlos Werneck
Foi anunciado que a economista Maria Silvia Bastos Marques será a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A indicação dos presidentes de bancos públicos é chancelada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, conforme acordo entre ele e o presidente da República, Michel Temer. A escolha de Maria Silvia ocorre em meio as críticas ao novo governo por não ter mulheres na equipe de ministros. O brilhante currículo da nova presidente do BNDES passa pela presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da seguradora Icatu Hartford, além da chefia da Empresa Olímpica Municipal, na gestão do prefeito Eduardo Paes.
No início deste mês, ela deixou o cargo de assessora especial de Paes para coordenação dos Jogos Olímpicos.
DAMA DE AÇO
Na CSN, entre 1996 e 2002, a executiva recebeu o apelido “Dama de Aço”, em uma gestão que ganhou holofotes internacionais, sendo a única mulher a ser incluída em lista a revista Time dos doze maiores executivos do mundo.
Maria Silvia foi ainda secretária de Finanças da prefeitura do Rio, entre 1993 e 1996, na administração César Maia. No governo de Fernando Collor, ela trabalhou no Ministério da Economia, nas negociações da dívida externa e acordos com o FMI.
A tarimbada economista já trabalhou no BNDES, nos projetos de privatização de empresas públicas como a CSN e Usiminas, tronando-se a primeira a mulher a ser diretora da instituição financeira.
Ela, também, exerceu os cargos de professora da Pontifícia Universidade Católica no Rio e de pesquisadora da Fundação Getulio Vargas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O cargo de presidente do BNDES é mais importante do que muitos ministérios e influi diretamente no processo da gestão econômica. No governo Lula, Mantega era ministro do Planejamento e se afastou para presidir o banco de fomento, em substituição a Carlos Lessa. Hipoteticamente, o cargo é subordinado ao Ministério do Desenvolvimento (MDIC), mas na prática isso não existe. Maria Silvia, viúva de nosso amigo Rodolfo Fernandes, vai mandar mais do que muito ministro. (C.N.)
http://www.tribunadainternet.com.br/temer-nomeia-uma-mulher-que-vai-mandar-mais-do-que-muitos-ministros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário