terça-feira, 31 de maio de 2016

Projeto “Memórias Vivas na Rua” homenageia Nelson Silva, importante nome da música em Juiz de Fora

JUIZ DE FORA - 31/5/2016 - 18:26
Notícias de: SECRETARIA DE TRANSPORTE


Na tarde desta terça-feira, 31, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a empresa de comunicação visual Trilight Tecnologia, homenageou mais um importante cidadão negro, que faz parte da história de Juiz de Fora. A ação integra a campanha “Selo da Diversidade”, que conta a história dessas pessoas através do descerramento de placas, com exposição de foto e breve texto histórico. A proposta se enquadra na Lei nº 9.504, de 24 de maio de 1999, que, ao estabelecer normas para denominação dos logradouros públicos da cidade, ressalta o histórico da personalidade homenageada.

Desta vez, a placa foi inaugurada na Ponte Nélson Silva, na Avenida Brasil. Ele foi importante cantor, compositor, instrumentista e mestre-sala juiz-forano, considerado um dos maiores nomes da música na cidade. Em 1964 foi convidado a criar um grupo musical formado apenas por negros, para atuar na peça “Aquarela do Brasil”, do jornalista José Carlos de Lery. Devido o sucesso, o grupo não se desfez, surgindo daí o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva. Em 1999, a Câmara Municipal, em conjunto com o grupo, criou a “Medalha Nelson Silva”, para homenagear pessoas e instituições que promovem a cultura negra na cidade.

Para o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, essas homenagens são importantes, para tornar pública a história das personalidades, valorizando e aprendendo com elas. Ainda segundo ele, “é sempre importante destacar a diversidade, não só de etnias, mas também de religião e gênero, ressaltando e aprendendo sempre com a pluralidade”.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário