25/05/2016 13h12 - Atualizado em 25/05/2016 13h12
Do G1 Zona da Mata
Nascido em Cataguases e formado na UFJF, o escritor Luiz Ruffato é um dos nomes já confirmados na 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora (Foto: Tadeu Vilani)
Juiz de Fora terá pela primeira vez uma Bienal do Livro. O evento, com entrada gratuita, será realizado entre os dias 14 e 19 de junho. A organização confirmou a presença do escritor Luiz Ruffato, natural de Cataguases e um dos vencedores do prêmio Jabuti em 2015, além de Carina Rissi, Graciela Mayrink, Chris Melo, Patrícia Barboza e Maurício Gomide. A expectativa é de 60 mil visitantes.
A 1ª Bienal do Livro terá 45 estandes de editoras, livrarias e distribuidoras locais e nacionais em um espaço de 2.600 metros quadrados no Centro de Convenções do Independência Trade Hotel, no Bairro Cascatinha. O evento terá mesas redondas, oficinas, tarde de autógrafos, encontro com autores e contadores de histórias. A programação completa ainda será divulgada.
“Os visitantes podem esperar um evento que não vai dever nada às bienais de grandes centros, em um formato para Juiz de Fora. Com a intenção de levar editoras nacionais, valorizar o público e os livreiros e autores locais, queremos fazer com que o livro vire o grande tema", disse Cristina Sena, da Signa Eventos, responsável pela organização.
Entre os expositores confirmados, estão as livrarias Palavras e Ideias, Cadori e Arco-Íris e editores Gryphon, Editar, todos de Juiz de Fora. Alguns deles oferecerão programação especial dentro do evento. Haverá estandes das editoras nacionais Record, Sextante, Intrínseca, Novo Conceito, DSOP, Ediouro, HarperCollins e Girassol. Autores independentes também poderão participar.
Carina Rissi está entre os escritores anunciados na 1ª Bienal do Livro
(Foto: Carina Rissi/Facebook)
As mesas redondas vão também reunir escritores como Eduardo Monsanto, Sheyla Smanioto, Gustavo Krause e Paulo Henriques Britos. Nomes de destaque na região como Edimilson de Almeida Pereira, Iacyr Anderson Freitas, Prisca Agustoni e Fernando Fioresi também irão participar.
"Ainda estamos trabalhando para trazer mais nomes dentro dos pedidos que recebemos no nosso site e nas redes sociais. A gente quer fazer um evento gostoso de participar e espera que a visitação seja da família toda", ressaltou Cristina Sena.
Outra atração será o encontro de food trucks e bike trucks no local do evento. A Bienal tem apoio da TV Integração, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Câmara Mineira do Livro (CML) e a produção e comercialização da F. Works Produtora. Cristina Sena destacou que o objetivo é promover o maior evento de literatura da Zona da Mata e incentivar a paixão pelos livros.
"A nossa intenção é fazer uma grande festa, unir e reunir todas as idades indistintamente, como a leitura, que é democrática, faz. A gente quer promover um evento onde os participantes possam transitar livremente. Quem ainda não lê vai sair com vontade de pegar um livro e começar já. Quem já lê vai se encontrar com a variedade e quantidade de títulos que a gente vai oferecer", ressaltou.
A Bienal estará aberta entre terça-feira e sábado, das 9h às 22h, e no domingo, das 10h às 19h. Os organizadores destacaram que escolas públicas e particulares podem agendar visitas para receber atendimento personalizado. O telefone de contato é o (32) 3217-6538.
Nenhum comentário:
Postar um comentário