JUIZ DE FORA - 19/4/2016 - 17:23
Notícias de: PROCON
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou no site da Prefeitura e na sede do órgão o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2015. De forma detalhada, a lista traz os nomes das empresas fornecedoras de serviços ou de produtos mais reclamadas durante o ano passado. Uma análise das 4.258 reclamações fundamentadas registradas no Procon/JF. Além da listagem, o Procon/JF também divulgou o ranking das 45 empresas que mais geraram atendimentos em 2015.
O superintendente do Procon/JF, Evandro Borelli, disse que a divulgação da lista está prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor e artigo 58, II do Decreto 2.181/97. “O acesso à lista é gratuito, e o cadastro já está disponível no site da Prefeitura, página do Procon/JF, para consulta. Para verificar o nome de empresas denunciadas, basta informar a razão social, nome fantasia ou CNPJ. Esta é uma ferramenta muito útil para os consumidores saberem quais fornecedores atendem satisfatoriamente seus clientes”, afirmou Evandro.
A Telemar Norte e Leste S/A liderou o ranking das empresas que mais geraram atendimentos no Procon/JF, com 6.059, o que equivale a 18,14% do total . Em segundo lugar está a Via Varejo S/A, com 1.580 ou 4,73%. A empresa SKY ficou em terceiro lugar, com 1.303 problemas gerados aos consumidores, o equivalente a 3,90%. Durante 2015, o Procon/JF realizou 33.406 atendimentos.
O fornecedor ou consumidor poderá requerer, em cinco dias, a contar da divulgação do cadastro e mediante petição fundamentada, a retificação de informação inexata que nele conste, bem como a inclusão de informação omitida, devendo a autoridade competente, no prazo de dez dias úteis, pronunciar-se, motivadamente, pela procedência ou improcedência do pedido. No caso de acolhimento, a autoridade competente providenciará a retificação e sua divulgação.
A listagem das Reclamações Fundamentadas, bem como a maneira correta de acesso, podem ser feitas aqui.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar um dos postos de atendimento do Procon/JF, listados abaixo:
PROCON/JF CENTRO
Avenida Presidente Itamar Franco, 992 - Centro
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7611 / 3690-8438
PROCON/JF NORDESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORDESTE
Rua Santa Terezinha, 172 - Bairro Santa Terezinha
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8610 / 8603 / 8605
PROCON/JF SUL - ESPAÇO CIDADÃO JF SUL
Rua Porto das Flores, 270 - Bairro Santa Luzia
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8301
PROCON/JF NORTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORTE
Rua Inês Garcia, 357 - Bairro Benfica
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7877 / 7918
PROCON/JF OESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF OESTE
Av. Presidente Costa e Silva, 1.800 - Bairro São Pedro
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8285
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
Portal PJF
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