JUIZ DE FORA - 23/3/2016 - 19:19
Notícias de: DEFESA CIVIL
FOTOS: Gil Velloso
Quem achou que durante a Páscoa só se come chocolate ficou surpreso. Cerca de 150 crianças assistidas pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participaram, na tarde desta quarta-feira, 23, da confraternização realizada na sede do órgão. As famílias se serviram de pipoca, cachorro quente, salgadinhos, algodão doce, bolo e, até mesmo, algumas frutas. No fim do evento, cada criança também recebeu um saquinho de guloseimas com balas, pirulitos e ovos de chocolate.
É uma atividade que tem se tornando tradição entre os voluntários da Defesa Civil durante essa época do ano. “Esta é a segunda vez que fazemos essa comemoração, além das do mês da crianças e do Natal. É uma tentativa de promover alegria para todas essas famílias, oferecendo distração às crianças. Páscoa é tempo de renovação e amor, então precisamos fazer o bem”, explicou o coordenador do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, Aldenyr Hauck Gávio, um dos organizadores da confraternização. O subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, acrescentou que a atividade na sede do departamento é uma chance de aproximar ainda mais as famílias para o núcleo: “Manter o relacionamento e a imagem da Defesa Civil entre essas famílias é uma das principais estratégias para facilitar a orientação e conscientização, quando for preciso. Essas famílias precisam entender que elas não estão sozinhas, e que podem contar com a disposição da Defesa Civil.”
Juntas, Dirce Lene, 30 anos, e a amiga Laís Beli, 24, levaram os filhos para aproveitar a festa. Com um garoto de pouco mais de um ano, Laís teve que deixar a casa onde morava com o esposo e os sogros no Bairro Igrejinha, após um deslizamento de talude oferecer risco ao imóvel: “A Defesa Civil me ajudou muito nesse caso. Imediatamente fomos orientados pela assistência social e começamos a receber o auxílio-aluguel, para pagarmos uma casinha no Bairro Nova Era.” Um dos quatro filhos de Dirce, Artur tentou aproveitar para comer muito algodão doce e pular na cama elástica: “Eu achei que ia ganhar só chocolate, mas agora quero comer tudo e brincar em tudo”.
Não foram apenas as famílias que puderam participar da comemoração. Mais de 30 crianças da Creche Comunitária do Bairro Linhares também aproveitaram a festa. Com até três anos, foi uma oportunidade para brincar e conhecer as ações da Defesa Civil, como analisa a coordenadora da creche, Luciana Helena de Oliveira: “A gente trabalha com eles para, desde pequenos, aprenderem maneiras de conservar o meio ambiente e saberem o que pode oferecer risco. É uma estratégia para educar as crianças, mostrando o papel de um órgão tão importante para Juiz de Fora, como a Defesa Civil.”
Além das brincadeiras, guloseimas e apresentação de palhaços, o lado religioso da Páscoa não foi esquecido. Residente da Paróquia do Bairro Santa Rita, padre Erelis Camilo explicou, de forma breve, o significado da Páscoa na religião cristã, e aproveitou para abençoar crianças e gestantes.
* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário