JUIZ DE FORA - 30/3/2016 - 17:41
Notícias de: DEMLURB
FOTO: Carlos Mendonça
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), finalizou nesta quarta-feira, 30, a construção da primeira unidade de recebimento de pequenos volumes (URPV), o "Ecoponto", no Bairro Linhares. O equipamento público será responsável por receber, acondicionar e destinar corretamente – e gratuitamente – grande parte dos resíduos inorgânicos que não são recolhidos pela coleta domiciliar.
"Juiz de Fora dá um passo importante na gestão de seus resíduos. Estamos criando um espaço inovador, ideal para os cidadãos descartaram a maioria dos tipos de entulho, móveis e eletrodomésticos. Ganha o meio ambiente da cidade, ganha o cidadão", destacou o prefeito Bruno Siqueira, acompanhando a finalização das obras do “Ecoponto”.
A unidade poderá receber um volume de até um metro cúbico diário, por cidadão, de restos da construção civil, materiais recicláveis, pneus, móveis e eletrodomésticos. O descarte de eletroeletrônicos e resíduos perigosos, como pilhas, baterias e lâmpadas, continua sendo de responsabilidade do gerador.
O novo serviço ficará a cargo do Demlurb, que mobilizará toda a logística necessária para o descarte correto do material recebido. "Estamos encarando o problema dos bota-foras irregulares de frente. O projeto é selecionar locais alvos de descarte irregular e transformá-los em ´Ecopontos` regionais, áreas monitoradas para o transbordo provisório dos resíduos", explicou o diretor geral do departamento, Marlon Siqueira.
Segundo o diretor, o objetivo é, com a utilização do “Ecoponto”, diminuir consideravelmente a incidência de entulho mal descartado na via pública, preservado a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via, normalmente realizada com vários servidores, máquinas e caminhões.
O primeiro “Ecoponto”, no Linhares, entrará em funcionamento nesta quinta-feira, 31, na Rua Diva Garcia, em frente o número 1.200.
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário