terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Juiz de Fora registra outra morte por dengue grave e mais de 2.500 casos

23/02/2016 09h42 - Atualizado em 23/02/2016 09h42

Do G1 Zona da Mata
A morte de uma mulher de 37 anos foi a sétima por dengue grave em 2016 em Juiz de Fora. A secretária de Saúde Elizabeth Jucá informou a cidade já tem 2.553 casos de dengue, o que representa um aumento de 900 casos em uma semana. O anúncio foi feito na Câmara Municipal quando falava sobre a situação da saúde neste segunda-feira (22). Há ainda uma morte com suspeita de dengue grave que será investigada.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a mulher era moradora do Bairro Progresso, estava internada no Hospital Albert Sabin, era diabética e morreu no domingo (21) por complicações causadas pela dengue.

Ainda de acordo com a assessoria, a Secretaria aguarda a notificação sobre a morte de uma idosa de 80 anos para investigar se foi por causa de dengue grave.

Mortes e casos de dengue
Neste ano outras quatro idosas e uma adolescente morreram por dengue grave an cidade. Em janeiro, morreu uma idosa de 73 anos. Em fevereiro, foram registradas as mortes de três idosas de 60, 74 e 87 anos e da adolescente de 13 anos.


A morte de uma idosa de 90 anos também está sob investigação. Ela morava em Bicas, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia no dia 16 de fevereiro e morreu na quinta-feira (18).

A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde, mas ainda está sendo investigado onde ela foi contaminada. A partir desse resultado, será definido se o caso será contabilizado pelo município de Juiz de Fora ou Bicas.

Além das sete mortes por dengue grave, duas gestantes foram diagnosticadas com vírus da zika e um homem com chikungunya. A Prefeitura decretou situação de emergênciaem janeiro.

O levantamento do dia 23 de fevereiro, contabilizava 1.653 casos confirmados de dengue e suspeitas. O número era mais do que o dobro dos dados de 4 de fevereiro, quando havia 799 casos de dengue, zika e chikungunya.

Combate ao Aedes aegypti
A Prefeitura anunciou a criação de uma Sala de Operações, dentro de um planod e contingência que vai contar com a participação de diversas secretarias com o objetivo de aperfeiçoar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Nesta terça-feira (23), os carros fumacês vão passar por 12 bairros. Um veículo vai passar por ruas dos bairros Nova Era, Santa Lúcia, Carlos Chagas, Cidade do Sol, Francisco Bernardino e Monte Castelo. O segundo percorre os bairros Alto dos Passos, Bom Pastor e Bela Aurora. E o terceiro passará nas ruas dos bairros Grama, Eldorado e Santa Terezinha. Confira no site da Prefeitura aprogramação até domingo (28).

O mutirão de limpeza realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) já recolheu mais de uma tonelada de materiais inservíveis, que poderiam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypit.

O balanço se refere à quantidade de lixo recolhida até sábado (20) em 41 bairros atendidos das regiões central, sul e parte da sudeste. Todo o material foi descartado no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Dias Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário