quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

História dos 70 anos do Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora é contada em Revista Comemorativa - Edição Especial

Revista Comemorativa faz memória e conta a história dos 70 anos do colégio de Juiz de Fora


Os 70 anos do Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora ganharam uma “Edição Especial” com o lançamento da Revista Comemorativa que faz memória das “Sete décadas de uma história sem fim”. Com 24 páginas e ricamente ilustrada, a publicação apresenta o compromisso que a instituição tem com a proposta de uma “Educação que concilia ciência e espiritualidade”. Em entrevista exclusiva, a superiora geral da Congregação dos Santos Anjos no Brasil e na França, Irmã Marina Andrade fala sobre a consolidação da Rede Santos Anjos de Educação, com implantação prevista para 2017, e sobre o papel da escola. “Não temos o objetivo de doutrinar ninguém, mas trabalhar para que haja o respeito, a tolerância, a solidariedade, a partilha, em relação àqueles que pensam e creem diferente. Esse é o papel da escola: oferecer condições para que o aluno conheça mais a sua religião e a religião do outro, proporcionando, assim, a integração, a valorização, diminuindo os preconceitos”, diz Irmã Marina.

Entre os temas abordados na publicação está a abertura de espaço para leigos na administração do colégio, conforme explica a diretora administrativa, irmã Maria da Glória Ghetti. “Profissionais atualizados trazem novidades e nos levam para frente. No mundo de hoje, informação e conhecimento são fundamentais”, observa a diretora, na reportagem que abre a revista. Já a diretora pedagógica, Cátia Maria Rodrigues da Silva, enfatiza, na matéria sobre o Projeto Político Pedagógico adotado pelo Colégio dos Santos Anjos, a importância da relação entre Família e Escola. “Queremos mesmo ressaltar a importância da contribuição da família para a educação. Primamos pela convivência, queremos trazer a família para dentro do colégio”, observa Cátia.

Com 2 mil exemplares e distribuição gratuita, a revista traz como matéria central a história da fundação do Colégio na cidade com a chegada definitiva das Irmãs da Congregação dos Santos Anjos, em 17 de janeiro de 1946, contada pelo professor de História, Edmundo de Paula Gomes Júnior, que mergulhou nos documentos oficiais para buscar inspiração para escrever a peça encenada pelo Grupo de Teatro Santos Anjos, o qual dirige, como parte das celebrações pelo aniversário da instituição. A reportagem revela que o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, deve certamente ter pernoitado na propriedade que hoje sedia o Colégio, uma vez que a região integrava o Caminho Novo da Estrada Real – via que ligava Minas ao Rio para facilitar o transporte do ouro.

Liga Jovem, Pastoral Escolar, Casa das Irmãs e os inúmeros projetos que incentivam a formação científica e cristã também são destaques da publicação que traz a inédita entrevista com a ganhadora do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, na categoria desenho, a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, Sarah Palazzi Dias Ferreira que ensina: “A gente tem que ter sempre esperança, fé, porque muitas coisas boas podem acontecer na nossa vida”, filosofa a menina. Vale a pena conferir esta edição especial.


http://www.santosanjosjuizdefora.com.br/revista-comemorativa-faz-memoria-e-historia-dos-70-anos-do-colegio-de-juiz-de-fora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário