quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CUNHA TEM 10 DIAS PARA SE DEFENDER E EVITAR SER AFASTADO DO CARGO

Charge de Neto Sampaio, reprodução da internet

Ranier Bragon
Folha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi notificado na manhã desta terça-feira (16) sobre o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal para que ele seja afastado do cargo e do mandato. Cunha tem agora dez dias corridos – até o dia 26 – para apresentar sua defesa ao STF. Após isso, o ministro Teori Zavascki pode levar o caso para julgamento no plenário da corte. Teori, porém, afirmou que antes disso deve colocar em análise a denúncia da Procuradoria contra Cunha no processo do petrolão.

Teori se refere ao fato de que o presidente da Câmara já foi denunciado ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sob acusação de que recebeu US$ 5 milhões em propina de contratos para a fabricação de navios-sonda para a Petrobras. Janot que enquadrá-lo pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

PODE SE TORNAR RÉU

Caso o STF receba a denúncia, Cunha se tornará réu, o que elevam as chances de o tribunal decidir afastá-lo da função. Cunha foi denunciado sob a acusação de participar do esquema de desvio de recursos da Petrobras. Na esteira dessas investigações, a Procuradoria também pediu seu afastamento do cargo e do mandato de deputado.

O peemedebista também responde a processo de cassação na Câmara desde outubro, mas o trâmite nesse caso está praticamente na estaca zero devido à ação protelatória promovida por aliados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Cunha é um criminoso vulgar, não há mais dúvidas sobre isso. Chama atenção, porém, a opção preferencial por destruir Cunha, revelada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em sua mais recente manifestação ao Supremo, Janot alega que o presidente da Câmara “sempre se mostrou (…) extremamente agressivo e dado a retaliações a todos aqueles que se colocam em seu caminho a contrariar seus interesses“. Sinceramente, isto não é argumento de um procurador da República, que deveria se ater às fundamentações jurídicas, sem recorrer a meras fofocas. Para destruir Cunha, não é preciso usar esse tipo de alegação, que depõe contra o próprio Janot. (C.N.)
http://www.tribunadainternet.com.br/cunha-tem-10-dias-para-se-defender-e-evitar-ser-afastado-do-cargo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário