29/02/2016 - 19h24 Belo Horizonte Embed
Léo Rodrigues, da Agência Brasil
Belo Horizonte (MG) registra nessa segunda-feira (29), pelo segundo dia consecutivo, um temporal com queda de granizo em alguns bairros da cidade. Segundo o último relatório da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, mais de 60 ocorrências em função das chuvas já foram registradas na capital desde o último sábado (27). Entre os transtornos causados, dez muros de arrimo cederam parcialmente, seis vias foram alagadas e três árvores desabaram.
Os danos não ficaram restritos à capital. Em Sabará (MG), o Corpo de Bombeiros realiza buscas por uma menina de oito anos, que desapareceu no sábado (27) após ter sido arrastada por uma enxurrada.
O grande volume de chuvas em todo o estado de Minas Gerais já deixou quase 10 mil desalojados e 3 mil desabrigados. Mais de 4 mil casas foram danificadas e 351 destruídas. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (29) pela Coordenadoria do Estado de Defesa Civil, 37 cidades do estado já decretaram situação de emergência por ocasião das chuvas deste verão. Na semana passada, a lista foi reforçada pelos municípios Piau, Caraí e Alfenas.
Na capital mineira, desde 2013 não havia um verão tão chuvoso. Belo Horizonte registrou em janeiro 328 milímetros de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média para o mês é de 296 milímetros.
O excesso de chuvas melhora a situação dos reservatórios de água que abastecem a zona metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, o Sistema Paraopeba chegou a 49,2% de sua capacidade, um aumento de 5,8 pontos percentuais em relação ao início do mês. A situação ainda não é confortável, mas é melhor que em 2015. No final de fevereiro do ano passado, o nível estava em 30,2%.
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-02/chuva-leva-37-cidades-mineiras-situacao-de-emergencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário