sábado, 20 de fevereiro de 2016

Castramóvel realiza esterilização de animais do canil municipal

JUIZ DE FORA - 19/2/2016 - 19:02
Notícias de: DEMLURB

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) levou o Castramóvel para o canil municipal na manhã desta sexta-feira, 19. Foram esterilizados 14 fêmeas, sendo quatro felinas e dez cadelas, e 11 machos, nove cães e dois gatos, abrigados na unidade. Mesmo realizando este trabalho, o Castramóvel continua a atender os moradores da região norte, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 5.899), inscritos pelo Disque Castração: 3690-3545.

Esta é a quarta vez que o ônibus atende ao canil municipal. A escolha dos animais a serem esterilizados foi feita levando em conta a idade, sendo priorizados os mais jovens, e o período de cio das cadelas. “O Castramóvel é um programa inédito, com total aceitação da população. Em todas as unidades que passamos, recebemos muitos elogios pelo trabalho. É uma ação de política pública séria, comprometida com a causa animal. A castração é a política de controle de zoonoses ligada a felinos e caninos mais eficaz, de acordo com a Organização Mundial de Saúde”, ressaltou o diretor geral do Demlurb, Marlon Martins..

Para realizar o procedimento de castração, a equipe veterinária responsável aplica um pré-anestésico com efeito calmante, para iniciar o preparo, e realiza a tricotomia, que é a raspagem do pelo das patas, onde será aplicada a anestesia geral. Todo o processo de esterilização dos animais dura, em média, 30 minutos. Em seguida, as fêmeas recebem uma roupa cirúrgica e os machos um colar protetor, para evitar que acessem com a boca o local dos pontos. Geralmente, em apenas sete dias o animal já estará totalmente recuperado.

Todas as fêmeas atendidas pelo Castramóvel já saem com a roupa cirúrgica, entregue gratuitamente, e os gatos com um colar. Entre os benefícios da esterilização estão também a prevenção ao câncer de útero, ovário, próstata e hérnia perineal, a diminuição da agressividade e o fim da gravidez psicológica. A castração das fêmeas é realizada pelos flancos, e dos machos pelo retro escrotal.

Um “novo” canil
Na atual administração, o canil municipal está passando por uma reestruturação completa, focada no desenvolvimento de um modelo de abrigo de animais humanizado, eficiente e transparente, e contato permanente com a sociedade civil organizada. Na reforma física, o Demlurb realizou a revitalização de todas as 72 baias, com a conservação do concreto, azulejamento das paredes, reforma das telhas e pintura total, os gradis foram lixados e pintados novamente, passando por um processo de impermeabilização. Comedouros e bebedouros de metal foram instalados, para ampliar a higienização dentro dos boxes de vivência.

Um novo prédio, com três andares, está em fase de finalização, para abrigar vestiários, refeitório, administração e guarita. A antiga recepção será transformada em um ambulatório para pequenos procedimentos. A reforma ainda prevê a construção de um “Parcão” (espaço aberto destinado ao lazer e atividades antiestresse) e a reforma do curral. E os felinos também passarão a ter lugar garantido no canil, com a construção de um “gatil”.

A unidade contou também com uma revisão completa no tratamento de doenças no abrigo. Remédios, vacinas, rações especiais e suplementos alimentares foram adquiridos. Uma moderna geladeira foi instalada, com especificações técnicas mais adequadas ao armazenamento de vacinas. O canil municipal é aberto à população, e as visitas para adoção podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 10h30, e das 13 horas às 15h30. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, no Bairro São Damião, entre os bairros Nova Benfica e Santa Cruz. O telefone de contato é o 3690-3591.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário