JUIZ DE FORA - 12/1/2016 - 17:51
Notícias de: FUNALFA
FOTO: Divulgação
As dúvidas e a rotina de um grupo de adolescentes da periferia de Paris compõem a narrativa do longa-metragem francês “Garotas”, da cineasta francesa Céline Sciamma, que também dirigiu o premiado “Tomboy” (2011). A produção será exibida na quinta-feira, 14, às 19 horas, na videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro), com entrada gratuita. A iniciativa é do “Cineclube Bordel Sem Paredes”, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
O filme conta a história de “Marieme”, 16 anos, que vive cercada de proibições: a censura do bairro, a lei dos meninos, os impasses da escola. Entretanto, as coisas parecem mudar quando ela encontra três meninas que resolveram lutar por sua própria liberdade, o que a motiva a mudar o jeito de se vestir, seu comportamento e a incentiva a sair da escola. Com elas, “Marieme” aprende a rir, gritar e aproveitar a juventude.
Para potencializar o tom de realismo da produção, a diretora optou por trabalhar com adolescentes que não tinham experiência com cinema. Desse modo, as atrizes para o longa foram encontradas andando em grupos pela capital francesa.
Para o coordenador do cineclube, Daiverson Machado, “Garotas” se configura como uma excelente representação do que significa ser mulher atualmente: “O filme é um manifesto contundente de força e indignação contra a sociedade que a limita, enquadra e perverte”.
“Garotas” foi premiado na categoria “Another look Award”, durante o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em 2014, na Espanha. Nesse mesmo ano, participou do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá) e também abriu a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes (França), concorrendo ao “Queer Palm”, prêmio concedido às produções com temática homossexual. Em 2015, a produção foi indicada em quatro categorias do 40º Prêmio Cézar (França).
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 /facebook.com/funalfa
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário