quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Solenidade comemora conquistas e o sétimo ano da Guarda Municipal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA - 15/12/2015 - 19:05
Notícias de: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Foi realizada nesta terça-feira, 15, a solenidade do sétimo aniversário da Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora. O evento, que contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Rodrigues, ocorreu no Parque da Lajinha, e reuniu guardas, secretários municipais, representantes das polícias Civil e Militar, o vereador Luiz Otávio (Pardal), o deputado Isauro Calais e servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Sérgio Rodrigues ressaltou o trabalho conjunto e enfatizou a participação da Administração neste momento especial da corporação: “É importante dizer sobre a satisfação de estar aqui nesta data festiva. Fico honrado de representar o prefeito. Sou grato por ter participado recentemente da assinatura do convênio com o Governo do estado, para liberação de recursos para aquisição de armamento para a Guarda Municipal”.

A comandante da Guarda Municipal, Andréia Goreske, também secretária de Administração e Recursos Humanos (SARH), destacou a valorização pela qual tem passado a corporação, por parte da Administração: “Hoje é mais um dia de alegria e comemoração para a GM. Comemoração porque encerramos mais um ano, e mais um ano de conquistas. Conquistas históricas e que só têm reforçado todo o comprometimento assumido por esta Administração em relação à corporação”.

A chefe do departamento da GM, Emilce de Castro, primeira servidora de carreira a ocupar o cargo, enfatizou o momento histórico vivido pela corporação: “Hoje, poder empregar um pouco mais do meu esforço para conduzir uma instituição como a Guarda Municipal é tarefa das mais honrosas e nos faz muito felizes em poder partilhar com todos. Se hoje ocupamos esta tribuna, é com orgulho que o fazemos, carregando o brasão da Guarda no peito. Por trás deste uniforme, toda uma corporação, uma história, sua composição e valores. À frente, a vontade de fazer o trabalho que precisa ser feito”.

Homenagens

Conforme acontece anualmente, foram escolhidos três “amigos da Guarda”, pessoas com especial participação no seu processo de consolidação. Em 2015 foram homenageados o encarregado da equipe de serviços gerais do Parque da Lajinha, José Fabiano de Resende, o chefe da Divisão de Acompanhamento de Processo Legislativo da Câmara Municipal, Raymundo Nonato Mendes, e a chefe do Departamento de Execução Instrumental da SARH, Maria Auxiliadora Basílio.

O tenente coronel Almir Cassiano de Almeida, que exerceu a função de chefe do departamento da GM até setembro de 2015, também recebeu uma placa de homenagem em agradecimento aos serviços prestados à corporação.

Projetos
O evento também marcou o lançamento oficial de dois novos projetos. O “Estação Leitura” tem o objetivo de proporcionar a leitura entre os visitantes do Parque, aproveitando mais as potencialidades do espaço. Livros serão expostos ao público, que terá total liberdade para pegar, ler e até levar o exemplar para casa, sem necessidade de ficha. Da mesma forma, as pessoas poderão fazer doações.

Outro projeto apresentado por Andréia Goreske foi o “Patrulhamento Preventivo Misto”. Realizado em parceria com a 30ª Cia. de Polícia Militar, a proposta é garantir a proximidade com a comunidade, oferecendo o contato direto e cortês dos profissionais, bem como aumentando a sensação de segurança nas praças. Serão realizados patrulhamentos preventivos nas praças centrais da cidade, onde dois guardas e um PM comporão a equipe, com atuação móvel, circulando pelos principais equipamentos públicos da cidade. Ao final do encontro foi entregue a edição 2015 da revista digital da Guarda Municipal, onde estão registradas as principais ações realizadas pela corporação e os destaques durante o ano.

“Foi um evento muito positivo, onde pudemos comemorar o ano de grandes conquistas da Guarda Municipal de Juiz de Fora. A sanção da lei nº 13.167, que permite o uso de armas não-letais, é uma delas. Poderíamos também falar das aquisições de novos rádios comunicadores, a disponibilização de coletes balísticos para todo efetivo, a seleção competitiva interna, o aumento do adicional de desempenho e a adesivação específica para as viaturas da GM, estas, inclusive, produzidas por um próprio guarda. Todo o avanço em relação à aplicação da Lei Federal nº 13.022 em Juiz de Fora e o convênio com o Governo do estado para aquisição de equipamentos foram grandes marcos deste ano, marcado por conquistas e diálogo aberto e transparente com a corporação”, finalizou Andréia.

TEXTO: Gabriel Nascimento
FOTO: Israel Santiago

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário