02/12/2015 14h55 - Atualizado em 02/12/2015 14h55
Fernanda Resende
Do G1 Zona da Mata
Cerca de 90 funcionários da Cemig de Juiz de Fora aderiram ao movimento grevista (Foto: Divulgação)
Funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) de Juiz de Fora entraram em greve nesta quarta-feira (2), por tempo indeterminado, após assembleia. A categoria não está satisfeita com os salários e com posicionamentos da empresa, como corte dos benefícios ofertados aos funcionários ativos e aposentados, como seguro de vida, e participação nos lucros. Por esses motivos, cerca de 50% dos trabalhadores decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado. A informação foi confirmada ao G1 pelo Sindicato dos Eletricitários. A reportagem entrou em contato com a Companhia Energética e aguarda retorno sobre a situação.
Conforme o presidente do sindicato, vereador José Emanuel Esteves, a decisão pela greve ocorreu após uma rodada de negociações sem avanço em Belo Horizonte. Nova assembleia está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (3) em Juiz de Fora. O retorno dos funcionários ao trabalho depende de negociação. "Antes de decidir pela greve, já havíamos feito uma paralisação de 24 horas. Uma coisa que pesa muito são os processos e a participação de lucros que a Companhia oferecia aos trabalhadores e agora quer excluir", comentou.
Esteves afirmou que o percentual mínimo de trabalhadores, exigido pela Legislação, está sendo respeitaoa. "Apenas os concursados efetivos aderiram a greve. Os terceirizados continuam trabalhando normalmente. A interrupção do serviço atingirá em torno de 90 trabalhadores na cidade", disse.
Sobre os salários, Esteves concluiu dizendo que o mesmo se encontra defasado e que há a necessidade de trabalhar em cima do ganho real, ou seja, fazer a recomposição salarial. A categoria pleiteia aumento de 4,85%. "Sabemos o País passa por crise, mas não podemos nos calar diante da insatisfação da classe. Queremos ainda a abertura de concurso público para contratação de 1.500 profissionais e plano de carreira", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário