8 de dezembro de 2015
É verdade que o deputado mais votado do Brasil pode ocupar o cargo de presidente do país no caso de impeachment da Dilma?
A notícia surgiu na web na primeira semana de dezembro de 2015. de acordo com o texto que se espalhou pelas redes sociais, o deputado federal Tiririca seria o quinto na lista de políticos a ocupar o lugar de Dilma Roussef caso a presidente seja tirada do cargo.
O texto afirma que, em caso de impeachment da atual presidente, quem assume é o vice e caso ele também saia, quem assume é o presidente do Senado e, no caso de impeachment dele também, que entraria em seu lugar seria o presidente da Câmara e se esse saísse o deputado mais votado do país assumiria o país. Tiririca é o segundo mais votado, ficando em quinto lugar na linha sucessora.
Será que isso é verdade?
Tiririca pode entrar no lugar de Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Verdadeiro ou falso?
De acordo com a Constituição de 1988, no capítulo 2, artigos 79 a 81, a linha sucessória em caso de impeachment é a seguinte:
Com a saída da presidente, quem assumiria é o vice-presidente Michel Temer:
Foto: Reprodução/Twitter
Caso o vice-presidente também saia e isso ocorra antes dos dois primeiros anos de mandato da atual gestão, são convocadas eleições diretas. Se for depois da segunda metade do mandato, são feitas eleições indiretas, onde o Congresso é quem escolhe um sucessor.
Durante o período eleitoral, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, assume:
Se Eduardo Cunha também seja afastado, quem entra em seu lugar é o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros:
Em quinto lugar, no caso do afastamento dos 4 primeiros, quem assume é o presidente do Supremo Tribunal Federal. No caso, Ricardo Lewandowski:
Ou seja, o texto que corre por aí é falso!
Tiririca pode virar presidente do Brasil somente se ele "ganhar o cargo" nas próximas eleições!
Origens
Quem inventou esse boato foi o blog humorístico Enfu, do humorista capixaba já conhecido aqui do E-farsas, Fábio Flores. Já falamos aqui no E-farsas a respeito de notícias falsas criadas por ele, como o caso da mulher que teria sido abduzida durante o carnaval, por exemplo. Acontece que muita gente acaba acreditando e repassando as brincadeiras desse blog como se fossem verdades!
Conclusão
Na atual situação pública do Brasil, a única forma do deputado Tiririca se tornar presidente do país é através de eleições diretas!
http://www.e-farsas.com/em-caso-de-impeachment-tiririca-pode-virar-presidente.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário