domingo, 20 de dezembro de 2015

Cerca de 250 crianças assistidas pela Defesa Civil comemoram o Natal com a família e o Papai Noel

JUIZ DE FORA - 18/12/2015 - 18:04
Notícias de: DEFESA CIVIL


"Pra falar a verdade, eu nem sabia mais o que era o Natal. Essa vai ser a primeira vez que vou comemorar em família, numa casa minha, com luz, água e conforto”. Quem contou, com felicidade e gratidão, esta história, foi a dona de casa Iza Fátima de Souza. Com 47 anos, ela era uma das componentes das 50 famílias que participaram da festa de confraternização da assistência social da Defesa Civil. O evento, realizado na tarde desta sexta-feira, 18, no ginásio esportivo do Colégio dos Santos Anjos, envolveu mais de 250 crianças assistidas pelo departamento, por estarem em situação de vulnerabilidade social. 

Durante a festa, a criançada cansou de pular e correr entre tantos brinquedos e atrações: pula-pula, piscina de bolinha, espaço para desenho e jogos de estratégias eram os mais procurados. Mas também teve teatro com palhaços e apresentação de fantoches, que buscavam orientar as crianças e famílias sobre o serviço da Defesa Civil: “Tem muita gente ainda que não conhece como a Defesa Civil trabalha na cidade. E é isso que tentamos mostrar, através dos fantoches. Temos vários personagens infantis para ensinar as crianças, como a ´Fada da Chuva`, o ´Chico Alerta`, o ´Mané Cai-Cai`, o ´João Sujeira` e outros. O importante é que elas fiquem por dentro dos riscos da chuva e como prevenir desastres nesse período de tempestades”, explicou a voluntária da Defesa Civil e integrante do grupo de teatro, Suely Ferreira Pinheiro.

Ninguém também teve desculpas para ficar com fome durante as brincadeiras. Os voluntários da Defesa Civil prepararam um lanche de dar água na boca. As crianças comeram cachorro-quente, pipoca, algodão doce, salgadinhos, bolo, sorvete e muitas guloseimas. Quem não acreditava no Papai Noel mudou de ideia quando viu o “bom velhinho” chegar ao ginásio. Victor da Silva, 10 anos, ficou eufórico com a surpresa e logo pensou no pedido que iria fazer: “Quero ganhar um helicóptero e um carrinho de controle remoto, mas, se não tiver nenhum dos dois, pode ser uma bola mesmo, pra eu jogar com os meus primos”. Lorena Victória, 8 anos, mora com a mãe e outros dois irmãos pequenos, em uma casa do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Bairro Caiçaras 3, na Cidade Alta. Ela escolheu um presente já pensando na volta às aulas: “Quero ganhar material escolar ou um diário, para levar para a escola no ano que vem”.

Entre a história de uma família e outra, a expressão de satisfação e felicidade se repetia no rosto de cada pessoa. Onde a Zilma Pereira morava, por exemplo, ficou condenado após um temporal no último verão. Com 30 anos, ela é mãe de um menino de 7 e uma menina de 2 anos, e ocupava um terreno na BR-040: “Eu precisei sair de lá, porque choveu muito e os eucaliptos que tinham lá perto ameaçaram cair em cima dos nossos barracos. Muita gente ficou desesperada, sem ter para onde ir, mas a Defesa Civil me ajudou muito e, com a inscrição no EmCasa, eu consegui me mudar para o ´Minha Casa, Minha Vida` do Bairro Novo Triunfo. Estou lá há oito meses e esse vai ser o melhor Natal que já tive.

No fim da festa ainda teve mais surpresa. Quem queria brinquedo não foi embora com as mãos vazias. O Papai Noel entregou para cada criança um presente doado pelos próprios voluntários da Defesa Civil. Os carrinhos, bonecas e bolas foram a alegria de quem aguardava na fila. O subsecretário de Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Márcio Deotti, comentou que essa é a terceira vez consecutiva que o departamento realiza o encontro de Natal, e todas as edições são um sucesso: “É importante a participação dessas pessoas, porque muitas nem sabiam se iam comemorar o Natal. A presença de todas essas famílias é gratificante, e o número só vai aumentando. Comparado ao ano passado, hoje temos aqui um aumento de 50% de convidados, e a maioria veio. Por isso, precisamos até mudar aqui para o ginásio do Colégio dos Santos, de tanta gente presente”.

FOTOS: Carlos Mendonça

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário