terça-feira, 17 de novembro de 2015

Prefeitura vai instalar semáforos com temporizadores em 20 pontos da cidade

JUIZ DE FORA - 16/11/2015 - 16:13
Notícias de: SECRETARIA DE TRANSPORTE
FOTO: Carlos Mendonça

A partir de janeiro, Juiz de Fora terá sete cruzamentos equipados com temporizadores nos semáforos de veículos. Este foi o anuncio feito pelo prefeito Bruno Siqueira, na manhã desta segunda-feira, 16, em reunião com representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sinttro). A previsão é de que dentro de 30 dias, o município receba 20 equipamentos, que, primeiramente, serão instalados nos pontos onde existem radares com fiscalização de avanço de semáforo.

Os equipamentos serão instalados nos semáforos localizados na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Sport Clube e no cruzamento com a Rua Benjamin Constant; na Avenida Brasil com a Avenida Barão do Rio Branco; e na Avenida Doutor Paulo Japiassú Coellho com a Rua Tom Fagundes, no Cascatinha. Em um segundo momento, os temporizadores serão adotados nos cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco que mais apresentam problemas de fechamento de via, como é o caso das interseções com a Avenida Presidente Itamar Franco e com as ruas Santa Rita e Floriano Peixoto.

Funcionamento

O equipamento será acionado somente nos últimos 10 segundos, quando o semáforo estiver no estágio verde, alertando para o fechamento para a passagem de veículos. Nos demais estágios, o temporizador permanecerá desativado. Esse funcionamento foi definido pela Settra, a partir de avaliação do dispositivo em outras cidades, garantindo que o condutor tivesse tempo suficiente de parar antes de o sinal fechar e ao mesmo tempo, não pudesse avançar antes de nova abertura (motivo pelo qual o temporizador não funciona quando está no vermelho). 

Conforme o prefeito Bruno Siqueira, a compra dos dispositivos atende a demanda dos profissionais do transporte coletivo urbano e visa, principalmente, à segurança de pedestres e condutores. “Quando instalamos os radares de tripla fiscalização na cidade, ouvimos muitas queixas. Desde o início, o objetivo era melhorar a segurança dos pedestres, devido aos abusos que vinham ocorrendo em alguns locais. Com esses temporizadores, vamos garantir ainda mais transparência, pois nossa preocupação não é com aplicação de multa. Pelo contrário, nossa preocupação é com o controle da velocidade e a segurança de pedestres e motoristas. E esse é mais um instrumento que estamos adotando para reforçar isso”, ressaltou, lembrando que, quando foi vereador, foi o primeiro a tratar da lei que obriga o Poder Público municipal a informar e sinalizar os locais onde existem radares.

Para o presidente do Sinttro, Adilson Antônio Resende, com a aquisição dos equipamentos, solicitados pela categoria, “a Prefeitura mostra, mais uma vez, o quanto respeita nossa causa e nosso trabalho. Em menos de três anos conseguimos coisas que há muitos anos não avançavam. E conquista é igual sabedoria, ninguém nunca mais nos tira. Nunca tivemos tanta oportunidade de discutir, apresentar nossas propostas e sermos ouvidos quanto agora. E hoje nós conseguimos mais essa vitória que não é só do sindicato, mas de toda a cidade. Esse é mais um equipamento que vem para ajudar no trabalho dessa categoria que transporta essa cidade. É mais segurança para os profissionais, que terão tranquilidade para trabalhar, e também para os usuários”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário