quinta-feira, 29 de outubro de 2015

“Outubro Rosa” – Mulheres que venceram o câncer e modelos profissionais desfilam no Calçadão

JUIZ DE FORA - 28/10/2015 - 20:24
Notícias de: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Na tarde desta quarta-feira, 28, um desfile no Calçadão da Rua Halfed, em frente ao Cine-Theatro Central, chamou a atenção. No tapete vermelho, integrantes do grupo “Mulheres Vitoriosas”, da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer) e modelos profissionais, mostraram beleza e simpatia, com peças criadas por alunos do curso de Moda do Centro Universitário Estácio. O desfile encerrou as comemorações do “Outubro Rosa”, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença.

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Michael Guedes, prestigiou a ação e destacou que “o evento, feito em praça pública e no horário de maior movimento, representa a campanha do ´Outubro Rosa` e chama atenção da população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de mostrar que a beleza da mulher sempre prevalece, mesmo com as dificuldades da doença”. Michael se mostrou satisfeito com os resultados obtidos na campanha para arrecadação de biscoito: “A cidade é participativa e sempre colabora bastante”.

As roupas usadas no desfile foram doadas à Ascomcer para serem vendidas no bazar, assim como as bolsas produzidas com material têxtil e customizadas pelos alunos. Mais de 300 pacotes de biscoito “cream cracker” e “maisena” foram arrecadados e entregues à instituição. A modelo Marcela Passos, 14 anos, disse que é um orgulho poder representar a causa, e que campanhas de prevenção ao câncer deveriam ser feitas o ano inteiro, e não somente em outubro.

A costureira Ivani Helena Santos, integrante do grupo “Mulheres Vitoriosas”, desfilou pela primeira vez. Vestida de rosa e usando um turbante na cabeça, esbanjava charme na passarela e felicidade estampada no rosto. Ela faz tratamento oncológico na Ascomcer desde 2012, quando descobriu a doença: “Cheguei à instituição muito debilitada, devido à doença, e fui abraçada pelo restante do grupo. Buscamos forças uma na outra e contamos com a ajuda das psicólogas e assistentes sociais”.

Responsável por preparar todas as modelos antes do desfile, a professora Selma Flutt, da Estácio, explicou que a ideia foi resgatar a vaidade e autoestima feminina: “Pedimos para que as modelos da agência Click Models já viessem maquiadas e vestindo calça jeans. A partir daí, montamos looks variados, com os lenços confeccionados pelos alunos do segundo período do curso”. A coordenadora de Moda, Paula Campos, frisou o trabalho feito com amarrações de lenço na cabeça e cintura das modelos: “O lenço pode ser usado durante a fase do tratamento e depois reutilizado. Esse formato de canga tem bastante versatilidade e pode ser transformado em roupa ou em turbante”.

TEXTO: Daniel Amaro
FOTO: Gil Velloso

* Informações com a Secretaria Comunicação social pelo telefone 3690-7246
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário