terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bancários da Zona da Mata entram em greve por tempo indeterminado

06/10/2015 10h21 - Atualizado em 06/10/2015 11h05

Do G1 Zona da Mata

Cartazes informam sobre greve nas agências em Juiz de Fora 
(Foto: Roberta Oliveira/G1)

Bancários de 21 agências públicas e dez privadas da Zona da Mata aderiram à greve nacional por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (6). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf), há cerca de 500 bancários em 22 cidades da região e do Sul de Minas.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular, telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.

O sindicato quer reajuste salarial de 16%, melhorias nas condições de trabalho e saúde, fim do assédio moral e garantia de emprego. Em assembleia na semana passada, a categoria rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 5,5% de reajuste para salários e vales.

“Os bancos públicos possuem ainda questões específicas sobre planos de saúde e de carreira. O comando de greve já mandou a solicitação de nova rodada de negociação, mas a Fenaban ainda não agendou a data”, explicou o presidente do Sintraf, Robson Marques.

Nesta manhã, estão sendo realizadas visitas às agências no Centro de Juiz de Fora para conversar com os bancários sobre o movimento. A categoria vai realizar uma assembleia no início da noite desta terça-feira para avaliar o primeiro dia de paralisação nas agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário