JUIZ DE FORA - 15/9/2015 - 12:07
Notícias de: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Integrando a programação do Museu Mariano Procópio para a 9ª Primavera dos Museus, o Encontro de Educadores traz o professor Daniel Sales Pimenta, do Departamento de Botânica da UFJF e doutor em Produtos Naturais pela Fundação Oswaldo Cruz, que promoverá uma reflexão sobre “Índios do Brasil, exotismo ou resgate fundamental?”. O evento, direcionado para professores e profissionais da Educação, será realizado no dia 24 de setembro, às 14h30, na Sede Administrativa da Fundação Museu Mariano Procópio.
Daniel Pimenta abordará a luta, do passado e do presente, da autêntica ancestralidade brasileira, que é renegada e sistematicamente ofuscada pela nossa sociedade. “É preciso apreender e aprimorar a imagem que a população tem da cultura indígena” comenta.
A 9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas
O tema “Museus e Memórias Indígenas” instiga a reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional. Eles estão representados em museus e outras instituições por meio de exemplares de sua cultura material, como utensílios e adornos de grande sofisticação e beleza estética, além de registros textuais e audiovisuais.
Importantes ícones da construção da identidade nacional, os hábitos e a cosmogonia dos povos que habitavam este território antes mesmo da criação do Brasil foram documentados pela Arqueologia, História, Antropologia e Linguística, cujos registros estão presentes em diferentes instituições museológicas de nosso país e no exterior. Por muitos anos, a forma de representá-los os situava como pertencentes ao passado; não se vislumbrava que pudessem ter um futuro devido ao contato cada vez mais intenso com outros segmentos da sociedade nacional. Porém, na contramão dessa expectativa, os índios estão presentes no cotidiano do país, com seus saberes, culturas, línguas, mitos, rituais e músicas.
Parque do Museu Mariano Procópio
Rua Mariano Procópio, 1.100 – Bairro Mariano Procópio. CEP: 36035-780.Tel.: (32) 3690-2211
Funcionamento para o público em geral: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas
Horário especial para integrantes do Clube da Caminhada: das 6 às 8 horas
Entrada gratuita
Sede administrativa da Fundação Museu Mariano Procópio
Rua Dom Pedro II, 350 – Bairro Mariano Procópio. CEP: 36035-090. Tel.: (32) 3690-2200
Segunda a sexta-feira: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Texto: Allison Ferrarezi
* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-8596.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário