11/08/2015 18h36 - Atualizado em 11/08/2015 19h12
Bárbara Almeida
Do G1 Zona da Mata
Manifestação de alunos e professores terminou em prisão de professora
(Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Uma professora de 39 anos foi detida durante uma manifestação contra a suspensão dos Jogos Estudantis da Primavera nesta segunda-feira (10), em Santos Dumont. Segundo a Polícia Militar (PM), durante a manifestação na porta da Prefeitura, no Centro da cidade, a mulher impediu que os carros passassem e desobedeceu a ordem dos policiais para sair da via. A prisão dela e o cancelamento do evento gerou revolta nas redes sociais. Agora, uma comissão estudantil se reunirá com um representante da Prefeitura nesta quarta-feira (12).
A professora de educação física, Patrícia Rossi dos Reis, foi ouvida na Delegacia de Polícia Civil de Barbacena na madrugada desta terça-feira (11) e responderá processo por resistência. Ela contou ao G1 que durante a confusão só tentou orientar os alunos e que está constrangida com a prisão.
"Eu não ia participar da manifestação e era só um ato público dos alunos até então. Passando pela praça eu vi os manifestantes e achei muito bacana eles estarem ali pacificamente querendo respostas do Executivo sobre o cancelamento dos jogos que eles iam participar. Porém, vi que eles estavam indo para a rua e quis orientá-los, momento em que fui empurrada e o policial veio me questionar. Eu fui conversar com ele e aí ele me conduziu para a delegacia onde fui ouvida. Nunca imaginei passar por isso e estou muito triste com a situação", lamentou.
População se reuniu na porta da Prefeitura durante manifestação
(Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Jogos Estudantis
Alunos das escolas de Santos Dumont fizeram uma manifestação em repúdio ao cancelamento do 45º Jogos Estudantis de Primavera, que aconteceria de 3 a 13 de setembro. O evento, que ocorre deste 1967 na cidade, reúne mais de 1200 alunos de 12 a 18 anos.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente Turismo, Esporte e Lazer, Cláudia Rocha, os jogos foram cancelados este ano devido à contenção de gastos. "Para realizar o evento a Prefeitura gasta cerca de R$ 50 mil, com a crise financeira no país decidimos por cancelar o evento para priorizar outras contas como, por exemplo, a folha de pagamento dos funcionários", explicou.
O cancelamento gerou revolta de alunos, que decidiram manifestar nesta segunda (10) e terça-feira (11) na porta da Prefeitura Municipal. A Prefeitura informou que vai se reunir com uma comissão estudantil na manhã desta quarta-feira para ouvir propostas dos alunos, porém a decisão em cancelar o evento continua.
“Para realizar os jogos temos que contratar uma empresa de arbitragem, pagar horas extras a funcionários que ficam além do horário para ajudar no evento, providenciar material gráfico e premiação e outras coisas. E todos esses gastos para realizar o evento não são ideais para atual conjuntura financeira do Executivo”, comentou o secretário de Meio Ambiente Turismo, Esporte e Lazer, Fabiano José Nogueira.
Cancelamento dos jogos gerou revolta nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Facebook)
Revolta nas redes sociais
A prisão da professora e o cancelamento dos jogos gerou revolta de internautas na redes sociais. “Mais uma tradição de Santos Dumont que se vai”, lamentou uma internauta.
A professora detida, Patrícia Reis, admitiu que a suspensão do evento gerou muita revolta pois é uma tradição na cidade e, além disso, é a competição que classifica qual colégio representará a cidade nos Jogos Escolates de Minas Gerais (JEMG).
"Primeiro que ninguém foi oficialmente comunicado, ninguém da Prefeitura veio até as escolas explicar o que estava acontecendo. Eu e os alunos ficamos sabendo nas redes sociais. A população quer mesmo uma resposta, pois além dos jogos, a exposição e o carnaval também foram cancelados. É lamentável para a juventude todos esses eventos cancelados e o que eles mais querem é entender tudo isso", concluiu Patrícia.
http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/08/professora-e-presa-durante-protesto-por-cancelamento-de-jogos-estudantis.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário