terça-feira, 25 de agosto de 2015

Prefeitos da Zona da Mata se reúnem em Juiz de Fora para definir ações conjuntas a favor dos municípios

JUIZ DE FORA - 24/8/2015 - 19:16
Notícias de: PREFEITO

Mobilização para garantia dos direitos dos municípios. Este foi um dos objetivos do encontro ocorrido na tarde desta segunda-feira, 24, no auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O prefeito Bruno Siqueira foi anfitrião deste evento, que reuniu mais de 30 chefes do Executivo da Zona da Mata mineira.

Este movimento, apartidário, é um protesto contra a significativa redução dos repasses financeiros aos municípios. Na reunião desta segunda-feira foi criada uma comissão com oito prefeitos, responsáveis pela elaboração de um documento com os principais anseios e reivindicações das cidades. Além disso, uma carta será enviado aos deputados estaduais e federais, pedindo apoio na votação de projetos de lei em favor dos municípios.

Fazem parte desta comissão os prefeitos Bruno Siqueira; Agostinho Pereira, de Rio Preto, presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar); Fernando Dutra Macedo, de Rio Pomba, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste); Maria Helena Zaidem Lanini, de Goianá, presidente da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes); Joaquim Elesbão Meirelles, de Coronel Pacheco, representante do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar); Wellington Marcos Rodrigues, de Mar de Espanha, presidente do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp); Tarcília Rodrigues Fernandes, de Itamarati de Minas, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata; e Itamar Ribeiro Toledo, de Dona Euzébia, diretor regional da Associação Mineira dos Municípios (AMM). 

Bruno Siqueira destacou que este movimento reflete as dificuldades enfrentadas pelas cidades, sendo também uma reivindicação junto ao Governo estadual e, principalmente, ao federal e ao Congresso Nacional, para que os repasses cheguem aos municípios: “Temos aqui, hoje, mais de 30 prefeitos que pararam suas prefeituras para mostrar que a Zona da Mata está unida neste processo. Precisamos aprovar projetos de leis que tirem responsabilidades dos municípios. Estamos perdendo receitas, o que, consequentemente, dificulta a vida dos cidadãos, já que os repasses não chegam às prefeituras”.

O prefeito de Juiz de Fora anunciou, também, que as ações continuarão: “Vamos dar sequência, com reuniões, para que tenhamos os recursos assegurados para os investimentos nas prefeituras e nas cidades mineiras”.

De acordo com Itamar Ribeiro, como detentores de mandatos públicos e representantes dos cidadãos, está reivindicação é legitima:"O povo está nos municípios, e é onde devem estar os recursos. Estamos hoje com 11% da arrecadação nacional para administrar os municípios, e o Governo federal com 70%.”

Para Agostinho Ribeiro, o Governo federal está realizando os cortes sem saber exatamente quem afeta, e, ainda segundo ele, os principais prejudicados têm sido as cidades menores: “Temos que aproveitar este movimento para sair da crise agora.”

Na sexta-feira, 28, a comissão de prefeitos irá se reunir para organizar e montar o documento, que será encaminhado aos governos estadual e federal.

Paralisação
Em fortalecimento a este movimento, o expediente da PJF, nesta segunda-feira, 24, foi realizado, excepcionalmente, das 8 às 12 horas. No restante do dia, a paralisação foi parcial. A decisão foi comunicada na sexta-feira, 21, no Diário Oficial Eletrônico do Município.

TEXTO: Wildemar Aquino
FOTOS:Gil Velloso

* Informação com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário