JUIZ DE FORA - 4/8/2015 - 16:05
Notícias de: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
A equipe da Guarda Municipal Ambiental (GMA) participa, nesta semana, de instrução sobre animais peçonhentos ministrada pela Polícia do Meio Ambiente, no 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil. A capacitação objetiva promover uma revisão de conhecimentos para profissionais que lidam em áreas onde há ocorrência de peçonhentos ou aqueles que prestam socorro a vítimas de acidentes. A próxima turma se encontra nesta quarta-feira, 5, a partir das 8h30.
Cerca de 30 pessoas de diversas instituições recebem as orientações, que incluem identificação de animais, suas características, prevenção de acidentes, formas de contenção e de captura de serpentes, aranhas e escorpiões. Os procedimentos em caso de acidente também são repassados. Após a parte teórica, demonstração com animais vivos ensina a forma correta de capturar cobras.
Imagens de acidentes com serpentes e aracnídeos ajudaram a orientar sobre os cuidados para prevenir problemas ao adentrar o habitat destes animais, medidas de segurança – como o uso sistemático de equipamentos de proteção – e a conduta mediante ataques. No caso de picada por cobras, o palestrante destrói mitos sobre sugar o sangue do local ou fazer contenção com torniquete. Os dois procedimentos são condenados. O primeiro por não surtir efeito, uma vez que o veneno já caiu na corrente sanguínea, não havendo como extraí-lo por sucção. O segundo, por sujeitar a parte atingida à concentração do veneno, o que pode levar à necrose do local.
Em todos os casos de acidentes com cobras, o instrutor recomenda a busca imediata de atendimento médico no Hospital de Pronto Socorro (HPS), única unidade da rede hospitalar da cidade a disponibilizar o soro antiofídico. Se possível, deve ser levado também o animal capturado, para melhor definição do antídoto específico a ser administrado.
O tema em questão tem especial importância para os profissionais da GMA, uma vez que sua base se localiza no Parque da Lajinha. Além disso, desenvolvem diversas ações na área ambiental, como a "Trilha do Imperador", vistorias e campanhas como a da Dengue, feitas nas áreas verdes do município, atuações em unidades de conservação e reservas biológicas e ações de apoio a outros órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora em locais onde há incidência de animais peçonhentos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690 – 8552.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário