quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Demlurb promove adoção responsável de 14 animais durante a 63ª Expofeira Agropecuária

JUIZ DE FORA - 18/8/2015 - 17:10
Notícias de: DEMLURB
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), órgão gestor do Canil Municipal, organizou, no último fim de semana, uma feira de adoções inédita na 63ª Expofeira Agropecuária. Cerca de 40 animais, entre filhotes e adultos, machos e fêmeas, resgatados e abrigados pelo Demlurb, foram apresentados para a adoção responsável. Milhares de pessoas, que visitaram a Expofeira no sábado, 15, e domingo, 16, puderam acompanhar um encontro entre o animal abandonado e tutores responsáveis no Parque de Exposições Dr. Adhemar Rezende de Andrade.

“Estamos formatando um calendário de feiras de adoção em várias regiões de Juiz de Fora. Desta vez, aproveitando a edição deste ano da Expofeira, beneficiamos a Zona Norte. Por outro lado, pela diversidade das outras atrações do Parque, sabemos que pessoas de toda a cidade passaram pelo nosso evento de adoção”, destaca o diretor geral do Demlurb, Marlon Siqueira. Foram 14 animais adotados nos dois dias de evento, e muitas fichas de interesse que serão analisadas. “Além das adoções que conseguimos, nosso objetivo principal, acreditamos esta é a primeira experiência de muitos com a adoção de animais sob o formato da ‘Posse Responsável’. A feira valeu também por essa experiência educativa, deixar claro que adotar um animal é algo sério, que requer responsabilidade”, aponta.

Seguindo os critérios do conceito de “Posse Responsável”, as adoções eram realizadas a partir de análises das fichas dos candidatos a cada animal. A ideia é traçar um perfil do futuro tutor, medir sua preparação e disponibilidade para receber um novo membro em seu conjunto familiar. Questões como segurança, alimentação, vacinação e castração eram abordadas em forma de conversa com os candidatos. A médica veterinária do Canil Municipal, Neísa Teixeira, explica a importância do processo e de uma orientação específica para cada caso. “A entrevista é necessária para que tenhamos o máximo de confiança possível que o cão adotado não será devolvido ou abandonado posteriormente por dificuldades na adaptação”.

“Adaptação” era o que buscava a instrutora de auto-escola e moradora do Bairro Mariano Procópio, Denise Fonseca. Após perder um companheiro de 12 anos no último mês, ela viu na feira a oportunidade de fazer uma nova amizade. “É uma ótima oportunidade poder ver tantos animais bonitos e com saúde juntos, o difícil é escolher um. Só estou esperando o meu marido chegar para fazer uma ficha”.

Agende uma adoção responsável

O Canil Municipal é aberto à população, e as visitas para adoção podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 10h30, e das 13 horas às 15h30. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, no Bairro São Damião, entre Nova Benfica e Santa Cruz. O telefone de contato é o 3690-3591. As linhas de ônibus que atendem à região são: Zona Norte/Rio Branco (766) e Santa Cruz – via São Damião – (733).

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3690-3537.

Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário