10/08/2015 19h34 - Atualizado em 10/08/2015 19h34
Bárbara Almeida
Do G1 da Zona da Mata
Um casal de, 49 e 51 anos, foi detido suspeito de maus-tratos a animais domésticos nesta segunda-feira (10) no Bairro Grama, em Juiz de Fora. Após denúncias anônimas, a Polícia Civil apreendeu na casa dos suspeitos 61 animais, entre aves, cachorros, gatos e porquinhos da índia.
A delegada da Delegacia de Proteção aos Animais, Dolores Tambasco, contou que todos os animais estavam mal acondicionados e com suspeitas de doenças. "Investigamos a dupla durante um mês, neste tempo também monitoramos as redes sociais dos autores. Eles colocavam os bichos para procriar e vendiam pela internet. Os animais apreendidos estavam em gaiolas, em estado lastimável. Para se ter uma ideia, tinham galinhas com cachorros em uma só gaiola", contou.
Polícia Civil apreendeu 61 animais na casa dos suspeitos
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A Polícia Civil investiga se o casal também cometeu crime de dano à saúde pública, pois alguns gatos estão sendo examinados com suspeita de doença transmissível a humanos. "Veterinários estão examinando todos os animais, porém alguns gatos estão em situação pior e com suspeita de esporotricose - que é uma doença que se for transmitida para os humanos pode levar à morte. Se ela for constatada nos felinos o casal pode responder também por dano à saúde pública", explicou.
Os animais apreendidos serão encaminhados para uma (ONG), onde serão atendidos. “A situação dos animais não está boa, agora nos preocupamos com a saúde deles. Uma organização fará o atendimento em todos em primeiro momento e após os saudáveis encaminhados para doação”, comentou a delegada.
Animais serão atendidos em ONG de Juiz de Fora
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Suspeitos
O casal que confessou o crime foi ouvido na Delegacia de Proteção aos Animais na tarde desta segunda-feira (10). De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos foram ouvidos e liberados.
“Eles confessaram que o objetivo era ganhar dinheiro e não gastar muito com os animais. As oitivas foram realizadas e agora daremos continuação à investigação”, concluiu.
Leis
A legislação pune com detenção de três meses a um ano quem comete maus-tratos, fere, ou mutila qualquer tipo de animal. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a violência provocar a morte do bicho. Não há hoje tipo penal específico para agressão a cachorro e gato.
G1 Zona da Mata
Nenhum comentário:
Postar um comentário