quinta-feira, 9 de julho de 2015

“Olho Vivo” garante redução de até 53% no registro de crimes

JUIZ DE FORA - 9/7/2015 - 19:44
Notícias de: PREFEITO

Em apenas cinco meses de funcionamento em Juiz de Fora, o Programa “Olho Vivo”, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Polícia Militar (PM), já garantiu redução de até 53,13% na quantidade de registros de crimes, como é o caso do Bairro Jardim Glória, uma das áreas monitoradas pelas câmeras. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 9, pelo prefeito Bruno Siqueira e o comandante da 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM), coronel José Geraldo de Lima, em entrevista coletiva. 

Desde a inauguração, em números absolutos, o total de ocorrências caiu de 1.821 para 1.368, na comparação com o mesmo período do ano anterior (avaliações feitas entre 15 de dezembro de 2013 a 15 de maio de 2014, e no mesmo período dos anos seguintes), o que representa uma queda de quase 25%. O sistema foi lançado oficialmente em dezembro de 2014. No total, foram instalados 54 equipamentos em 11 bairros de diferentes regiões da cidade, em locais estratégicos, com maior aglomeração de pessoas. (Confira no anexo os dados de cada região monitorada).

Bruno Siqueira destacou o sucesso da união entre PJF e o Governo do estado nesta ação, e o investimento do Executivo municipal, de cerca de R$ 4 milhões na execução desta fase do projeto, e mais de R$ 1 milhão, por ano, na manutenção dos equipamentos e pagamento de pessoal, o que tem garantido o auxílio no combate à criminalidade em Juiz de Fora. “Estes resultados mostram a eficácia deste projeto na diminuição de crimes. Esperamos ainda a ampliação deste percentual, garantindo ainda mais segurança para nossa população”, afirmou o prefeito.

José Geraldo de Lima ressaltou que estes primeiros números revelam que as expectativas iniciais foram alcançadas. Além disso, explicou ele, estas informações são consultadas para traçar estratégias e trabalhar a inteligência da Polícia Militar (PM). “Assim como em outras cidades onde o sistema foi instalado, os índices de redução são de aproximadamente 30%, mostrando o êxito do projeto. Esta é mais uma ferramenta para se buscar a prevenção de crimes”, relatou o coronel.

O programa “Olho Vivo”

Consiste no videomonitoramento de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas na cidade. Constitui-se uma ferramenta importante para a prevenção e repressão da criminalidade nas áreas instaladas.

Os equipamentos são de alta tecnologia, com infravermelho, podendo gravar imagens com excelente resolução, inclusive no escuro, e com capacidade de rotação de 360 graus, para controle de toda a área vigiada. As 54 câmeras iniciais do projeto estão em funcionamento nos bairros Jardim Glória, Manoel Honório, Santa Luzia, Alto dos Passos, Bom Pastor, São Mateus, Benfica, Santa Cruz, São Pedro e na região central.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo 3690-7245.


Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário