terça-feira, 14 de julho de 2015

Lei Murilo Mendes: Livro infantojuvenil “O Julgamento de João Jiló” será lançado na quinta-feira

JUIZ DE FORA - 14/7/2015 - 11:23
Notícias de: FUNALFA
Resgatar as histórias populares e dar ênfase à mitologia brasileira. Essa foi a proposta da escritora Vanda Maria Ferreira ao escrever o livro infantojuvenil “O Julgamento de João Jiló”, que será lançado na quinta-feira, 16, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes (Praça Antônio Carlos, Centro). A obra é financiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Com ilustrações do artista plástico Leonardo Paiva, o livro conta a história do caçador João Jiló, que, na Sexta-Feira Santa, decide ir caçar na mata. De repente, ele avista um galo em cima de uma árvore, atira nele e o leva para casa. Mesmo depenado e dentro do forno, o galo Godofredo consegue fugir e vai em direção à floresta. Lá ele se encontra com seus amigos, seres mitológicos das matas brasileiras, que decidem se reunir para julgar João Jiló, já que ele tinha caçado e maltratado o galo na Sexta-Feira da Paixão.

A autora, que possui vasta experiência na arte da contação de histórias, diz que o poder das palavras encantadas, escritas ou faladas, é capaz de dar fôlego à arte e à magia, e que elas devem permanecer vivas nas mentes das crianças e adolescentes. “As narrativas que descrevem nossas lendas e mitos expressam nossa cultura e devem ser preservadas, pois se concentra aqui um dos pontos da íntima relação entre a literatura e a oralidade: a fantasia”, observa.

O livro estará à venda na noite de lançamento por R$ 10. Os interessados também poderão entrar em contato com a autora para compra da publicação.

A autora
Vanda Maria Ferreira é natural de Juiz de Fora, contadora de histórias e professora da rede municipal de ensino. Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac-JF), com especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) e em Literatura e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 /// Contato: Vanda Maria Ferreira 8815-3266
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário