segunda-feira, 17 de julho de 2017

17/07 - Feriado em Penacova/ Dia de Proteção às Florestas ( Curupira ) / Aniversário de Volta Redonda, RJ, Cuité, PB, Bagé, RS,Sabará, MG e saiba +

17/07/2017
Brasão de PenacovaBandeira de Penacova

Penacova 4.jpg
Portugal - Feriado municipal de Penacova

Dia de Proteção às Florestas
Lenda do Curupira
Origem da lenda do Curupira, características principais, defensor das florestas e animais, o que diz os mitos e lendas da floresta, folclore nacional, cultura 
popular do interior do Brasil

Curupira: um dos mais populares personagens do folclore brasileiro


Quem é o curupira
O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. Este pequeno índio é forte e muito esperto.

O protetor das plantas e animais da floresta
A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando pegadas e rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.

De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.

Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.

O Curupira existe na realidade?
Não podemos esquecer que as lendas e mitos são estórias criadas pela imaginação das pessoas, principalmente dos que moram em zonas rurais. Fazem parte deste contexto e geralmente carregam explicações e lições de vida. Portanto, não existem comprovações científicas sobre a existência destas figuras folclóricas.

Curiosidades:
- O curupira é considerado, em algumas regiões de florestas, como sendo o protetor das árvores, plantas e animais silvestres.
- De acordo com a lenda, uma forma de fazer o curupira feliz é deixando para ele na floresta alguns presentes como, por exemplo, alimentos, flechas e fumo.
- O curupira e o caipora (outro personagem folclórico) são muitos semelhantes, mas uma diferença marcante é que o segundo possui os pés normais.
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/curupira.htm

Aniversário de Volta RedondaRio de Janeiro
Aniversário de CuitéParaíba
Aniversário de BagéRio Grande do Sul
Aniversário de SabaráMinas Gerais
Logo da Disneyland
Logo da Disneyland
Sleeping Beauty's Castle 2008.JPG
1955 - A Disneylândia foi inaugurada.
1994 - O Brasil conquista o tetracampeonato na Copa do Mundo. 
1999 - A estréia do desenho animado Sponge Bob SquarePants.
2007 -Queda do Airbus A-320 da TAM no Aeroporto Internacional de Congonhas (SP), que fazia o vôo 3054, com 186 pessoas a bordo. 

Nascimentos
1944 - Ronnie Von, cantor, compositor e apresentador brasileiro.
         Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato da Seleção Brasileira de Futebol em 1970.


1997Perla Haney-Jardine, atriz brasileira.

Falecimentos
1995 - Ivani Ribeiro, dramaturga brasileira.
    Paulo Rogério Amoretty, advogado e ex-presidente do Sport Club Internacional (n. 1945).

2016Eliakim Araújo, jornalista brasileiro (n. 1941).

Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário