JUIZ DE FORA - 9/6/2015 - 18:07
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE
A Campanha de Vacinação Contra Gripe termina na sexta-feira, 12. A meta da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é garantir a cobertura vacinal de, pelo menos, 80% do público-alvo, o que ainda não aconteceu, porque crianças e gestantes continuam compondo os grupos de menor participação nesta ação.
De acordo com o setor de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SS, idosos e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) atingiram a meta, sendo responsáveis por 79,51% e 90,51%, respectivamente. O grupo de trabalhadores em saúde também participou ativamente, atingindo o percentual de 93,91%. Até o momento, Juiz de Fora tem 77,50% de sua população-alvo vacinada.
Agora, é preciso um reforço na conscientização das gestantes e dos pais e responsáveis, os grupos que ainda não cumpriram a meta. Entre as crianças com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, 66,13% foram imunizadas. Quanto às gestantes, apenas 62,64% foram vacinadas.
A definição de público-alvo é estabelecida de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como base estudos epidemiológicos e observações do comportamento das infecções respiratórias. Os grupos prioritários são os mais vulneráveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a dose é contraindicada, caso o paciente tenha histórico de reação anafilática em doses tomadas anteriormente e alergia à proteína do ovo, já que as doses da vacina são produzidas em embriões de galinha.
Os interessados em se imunizar podem procurar as unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 7 às 11 horas e das 13 às 16h30; no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 776, Centro, das 8 horas ao meio dia e das 13 horas às 16h30; no Pronto Atendimento Médico da Rua Marechal Deodoro (PAM), das 8 horas às 16h30; e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, no mesmo horário.
TEXTO: Maraísa Tavares
* Mais informações à imprensa com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 ou 3690- 7389.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário