Dia do Armamentista
Em homenagem ao Patrono da Artilharia da Marinha, Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Antônio Baptista, nascido em 15 de maio de 1824, comemora-se o Dia do Armamentista, anualmente, em 15 de maio.
A prontidão do Armamento aliada à aptidão profissional de quem o maneja retrata o poder de uma Força Naval e as capacidades de dissuasão e de resposta eficaz asseguram a manutenção da soberania nacional. É nesse contexto que se explica a necessidade constante de modernização dos equipamentos bélicos e do consequente adestramento de seus operadores, com o propósito de garantir que estejam sempre em condições de pronto emprego.
Ao longo dos anos, a Marinha do Brasil vem buscando a modernização dos seus navios e com ela novos sistemas de armas vêm sendo concebidos.
Em seus 36 anos de dedicação à Marinha, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Antônio Baptista obteve muitos méritos. Participou, em 1856, da revisão do Regulamento de Artilharia e, em 1857, da instrução dos Guardas-Marinha de Artilharia, em Viagem de Instrução. Seu Manual de Artilharia foi adotado para uso na Escola Prática de Artilharia. Também foi inventor da espoleta de percussão e do dispositivo de culatra de canhão Withworth.
Em 1860, ainda Primeiro-Tenente, foi nomeado Diretor de Artilharia do Arsenal de Guerra no Rio de Janeiro, função que voltaria a exercer em outros momentos de sua carreira militar, perfazendo um total de 18 anos, com breves intervalos, quando foi reformado, em 1878, por deficiência aguda de visão, já no posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra.
Entre 1861 e 1862, cursou Artilharia Naval na Europa, especializando-se nos modernos canhões raiados. Em março de 1867, tomou parte do bombardeiro de Curupaiti, onde pôde colher dados importantes que utilizaria para melhorar o processo de carregamento e pontaria da artilharia e o aconselhamento técnico aos respectivos comandantes de navio. Teve, ainda, grande destaque na área operativa, com o comando de oito navios e da Força Naval da Província de Mato Grosso.
https://www.marinha.mil.br/node/1687
Nenhum comentário:
Postar um comentário