quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Pastor teria sido preso em Goiás sob a acusação de abuso sexual contra mulheres da cidade com o pretexto de possuir um pênis abençoado. Será verdade?

POSTADO POR GILMAR LOPES NO DIA 1 DE FEVEREIRO DE 2013 

A notícia apareceu na web no começo de novembro de 2012 e afirma que o pastor Valdecir Picanto Sobrinho, de 59 anos, teria sido preso na pequena cidade de Aporé, no interior de Goiás, sob a acusação de que abusava sexualmente das mulheres da cidade utilizando o pretexto que teria o pênis abençoado.

De acordo com a notícia (que foi reproduzida em diversos blogs e sites de noticias), a delegada da região Denise Pinheiro afirmou que Valdecir foi pego em flagrante enquanto “[…] esfregava seu membro no rosto de uma comerciante local, em que prometia ter mais vendas em seu negócio caso deixasse ser derramada pelo líquido divino”. O texto afirma também que o pastor Valdecir teria pagado fiança e foi liberado após prestar 3 horas de depoimento.
Pastor teria sido preso depois de abusar de mulheres afirmando que possuía um pênis sagrado! Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro ou falso?
É falso! Tudo não passou de uma brincadeira de um blog humorístico.

No dia 26 de outubro de 2012, o blog humorístico Jesus Manero publicou a matéria fictícia sobre o tal pastor que teria sido preso em Aporé.

O homem da foto
Quem aparece na foto da noticia falsa é, na verdade, Edson Alves da Costa Filho, um pastor evangélico acusado de pedofilia, como podemos acompanhar na matéria abaixo:

Os redatores do Jesus Manero pegaram emprestada a foto dessa matéria que podemos ver no blog Paulopes.

A imagem do pastor é de autoria do fotógrafo Pedro Pantoja.

Brincadeira gerou polêmica
A repercussão da notícia falsa foi tanta que representantes da cidade de Aporé resolveram esclarecer o fato através do jornal online Aporé em Foco, que apurou o seguinte:

“Este blog [o Jesus Manero] é humorístico e ainda traz a seguinte afirmação: “se você é muito religioso e acha desrespeitosas as piadas que brincam com sua fé, aconselhamos que aperte lá em cima o X do navegador ao invés de ficar reclamando. 

Seu Deus é muito mais poderoso que um simples blog, então não precisa ficar agindo com insegurança. Amém.” E mais, “o conteúdo da coluna Polemicristo é meramente fantasioso e não condiz com a realidade” diz o blog. 

Sendo assim, antes de publicarmos algo devemos agir com responsabilidade e averiguar se a fonte é confiável, pois no blog a fonte mencionada também é falsa.

O Referido blog traz a imagem de um Cristo montado em um Tiranossauro Rex, portanto, nem merece nossos comentários acerca;
A imagem colocada na matéria é de um local totalmente abandonado, não tendo nada parecido com aquela imagem em Aporé ou região;
O Delegado do 2° DP de Jataí, Dr. Éderson Bueno Garcia, afirmou que jamais efetuou qualquer prisão de pessoas relacionadas à este tipo de fato; e,
a delegada mencionada na matéria, Denise Pinheiro, é da 5ª Região de Minas Gerais; o Delegado Regional de nossa região é Dr. André Fernandes.”

Conclusão
A notícia é falsa! Foi criada por um blog humorístico e reproduzida em diversos sites como se fosse verdade!

Colaborou conosco (e muito) o leitor Marcos Lana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário