terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Juiz de Fora é a cidade de MG com mais matrículas no Pronatec

06/01/2015 18h16 - Atualizado em 06/01/2015 18h16

Rafael Antunes
Do G1 Zona da Mata
Formatura do Pronatec no Cine Theatro Central, em Juiz de Fora (Foto: Comunicação PJF/Divulgação)

Juiz de Fora é a cidade mineira que mais tem alunos matriculados em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). É o que aponta um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para se ter ideia da adesão ao programa na cidade, na Região Sudeste, Juiz de Fora fica atrás apenas de São Paulo eCampinas. Nacionalmente, é a 20ª colocada. Segundo o último levantamento de números totais feito pelo MDS, até maio de 2014 Juiz de Fora tinha 5.545 matrículas em cursos profissionalizantes, ficando à frente de Belo Horizonte, que registrou 4.403 adesões.

No ano passado, o município ofereceu, 998 vagas em mais de 33 cursos do Pronatec. Entre os mais procurados, estão os de cabelereiro, cuidador de idodos, auxiliar administrativo, informática, costura, salgadeira e confeitaria. Em setembro de 2014, o município sediou a formatura regional do Pronatec, no Cine-Theatro Central, em uma cerimônia que diplomou cerca de 500 alunos de nove municípios da Zona da Mata.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social de Juiz de Fora, Flavio Cheker, a justificativa para os altos números do Pronatec é o planejamento, com metas traçadas cerca de dois anos atrás, junto a toda equepe de governo, buscando fortalecer o acesso ao mercado de trabalho. Para isso, a secretaria chegou a criar um novo Departamento, de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (DISQ). "Para nós, os altos números do Pronatec em Juiz de Fora são motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, um desafio grande para mantermos a performance nos próximos anos", destacou.

Para 2015, o secretário adiantou que deve haver uma expansão no programa, que vai aderir a duas novas modalidades: o “Pronatec Viver Sem Limite", com foco em pessoas com deficiência; e o “Pronatec Mulheres Mil", com cursos para mulheres com baixa escolaridade que buscam uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, o plano é oferecer um número ainda maior de vagas.

Os bons resultados ainda deram a Juiz de Fora a possibilidade de ser sede do “Pronatec Aprendiz”, uma nova modalidade voltada para jovens em situação de acolhimento familiar ou em cumprimento de medidas socioeducativas. A escolha veio em outubro do ano passado, e a primeira turma teve início no início de dezembro, na unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), com 20 jovens matriculados no curso de informática.
Formatura do Pronatec no Cine-Theatro Central em Juiz de Fora (Foto: Comunicação PJF/Divulgação)

Um comentário: