JUIZ DE FORA - 9/12/2014 - 20:08
Notícias de: SDEER
Juiz de Fora está no “Índice das Cem Maiores e Melhores Cidades do Brasil” (BCI100), divulgado recentemente pela “America Economia”, revista de cobertura econômica e política da América Latina. As cem cidades que compõem o índice possuem mais de 200 mil habitantes e foram selecionadas de acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ocupando a 39ª posição do ranking nacional, Juiz de Fora é a terceira de Minas Gerais, alcançando 45,45 pontos, de um total de 59,02% de pontuação possível. No primeiro lugar do ranking brasileiro está Santos (SP), que obteve 56,13 – 72,89% dos pontos possíveis. Em Minas, Belo Horizonte ocupa a primeira posição: a capital mineira tem 55,77 pontos, 72,43% da pontuação possível.
Das 13 cidades mineiras com o número de população residente superior a 200 mil, nove entraram no ranking: Belo Horizonte (segunda posição), Uberlândia (19ª), Juiz de Fora (39ª), Contagem (47ª), Uberaba (51ª), Montes Claros (66ª), Betim (76ª), Governador Valadares(78ª) e Ribeirão das Neves (87ª).
Metodologia
A metodologia adotada para o BCI100 foi elaborada pela consultoria “Delta Economics & Financ”. Os municípios foram caracterizados em função de um conjunto de 33 variáveis socioeconômicas e políticas, e pontuados em 77 atributos, divididos em dez dimensões: geral, finanças, governança, bem-estar, economia, segurança, domicílios, saúde, educação digital.
Entre os atributos estão: população, Produto Interno Bruto (PIB), taxa de analfabetismo, equipamentos de saúde, número de domicílios com água encanada e esgoto, previsões do Plano de Saneamento Básico, segurança e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
As informações foram coletadas entre agosto e setembro de 2014, e são provenientes de fontes primárias, obtidas da administração pública, órgãos e instituições governamentais. Confira a pontuação da cidade em cada dimensão em anexo.
Juiz de Fora
Entre as “maiores e melhores cidades do Brasil”, Juiz de Fora tem 516.247 habitantes, segundo o Censo 2010, o que a coloca na quarta posição do ranking das cidades mais populosas de Minas. O município é o quinto no PIB do estado – R$ 9.351.250, em 2011 – com PIB per capita de R$ 17.955,17.
Taxa de analfabetismo:
Na educação, Juiz de Fora se destaca pelo alto índice de alfabetizados. Em 2014, a cidade recebeu do Ministério da Educação o “Selo de Município Livre do Analfabetismo”, documento oficial do Governo federal. A certificação reconheceu que mais de 96% dos jovens e adultos são alfabetizados. O título foi emitido a apenas 207 entre as 5.500 cidades brasileiras.
Equipamentos de saúde:
O município conta com quatro unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 63 de Atenção Primária à Saúde (Uaps), um hospital de Pronto Socorro (HPS Dr. Mozart Teixeira), além de 20 hospitais credenciados em toda a região, sendo três localizados em Juiz de Fora: Maternidade Therezinha de Jesus, Doutor João Felício e Santa Casa de Misericórdia. A rede atende a cerca de 1,6 milhão de moradores de Juiz de Fora e toda a macrorregião sudeste, totalizando 94 municípios, e será ampliada, em breve, com a conclusão do Hospital Regional, que possibilitará a criação de 300 novos leitos.
Domicílios e Plano de Saneamento Básico:
Juiz de Fora está entre as 12 cidades brasileiras com Plano de Saneamento Básico completo, segundo o Instituto Trata Brasil, divulgado em 2014. O último balanço divulgado pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), em dezembro de 2013, mostrou que 99,07% da população da cidade possui água encanada e 98,25% tem coleta de esgoto.
Diversas intervenções têm sido feitas para melhorar a qualidade de vida da população e aumentar a oferta de água na cidade, como a inauguração da Adutora de Chapéu d´Uvas, a implantação da estação de bombeamento (booster) da terceira adutora, a ampliação da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI) e as obras de implantação do novo reservatório do Bairro São Pedro.
Com as obras de despoluição do Rio Paraibuna e a construção da Estação de Tratamento (ETE) União-Indústria, a expectativa é de que a cidade tenha mais de 60% do esgoto tratado em 2015.
Segurança
Garantindo mais segurança à população, Juiz de Fora já conta com 40 câmeras do Projeto “Olho Vivo” na região central e nos bairros Manoel Honório, Alto dos Passos, Bom Pastor, São Mateus e Santa Luzia. Nas próximas semanas a cidade contará com um total de 54 pontos de vigilância, fruto da parceria da Prefeitura com o Governo do estado.
Índice de Desenvolvimento Humano
Um dos principais fatores utilizados no BCI100, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Juiz de Fora – composto por renda, longevidade e educação – é de 0,778, considerado alto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Juiz de Fora ocupa a 145ª posição em IDHM dos 5.565 municípios brasileiros, e a sétima em Minas.
*Informações com a assessoria de comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário