quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cidadãos em situação de rua concluem oficina de horticultura e meio ambiente na Casa da Cidadania

JUIZ DE FORA - 20/11/2014 - 15:24
Notícias de: SDS

Os cidadãos atendidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e pela Casa da Cidadania, serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), concluíram nesta quinta-feira, 20, a oficina de horticultura caseira e meio ambiente iniciada dia 11. A capacitação foi ministrada com apoio técnico da Casa do Pequeno Jardineiro e foi realizada na Casa da Cidadania (Alameda Ilva de Melo Reis, 6.001 – Jardim Esperança). O objetivo foi proporcionar conhecimentos de cultivo e jardinagem às pessoas em situação de rua atendidas pelas unidades, com vistas à geração de renda e autonomia.

Uma das idealizadoras da iniciativa, a pedagoga Josélia Maria Avelino, explicou que a Casa de Cidadania já possui uma horta mantida pelos próprios atendidos. De acordo com ela, esta foi a oportunidade de otimizar os trabalhos que eles realizam: “O complemento teórico trouxe mais qualidade aos legumes e hortaliças cultivadas por eles. É importante incentivar essa prática, que é uma forma saudável de ocupar o tempo dos atendidos. Além disso, eles terão a qualificação para buscar empregos na área de horticultura”.

Com foco em revitalização de hortas, a oficina ocorreu em seis dias, sempre no período da manhã. No curso, os dez atendidos das duas unidades (quatro oriundos do Centro Pop e seis da Casa de Cidadania) tiveram aulas práticas e teóricas sobre cultivo e manutenção das hortas. “No âmbito da alimentação, a horticultura proporciona alimentos nutritivos e de qualidade. Além disso, é uma atividade relaxante, que funciona como uma forma de terapia para quem pratica”, relatou o técnico em agropecuária, Francisco Carlos Oliveira. Segundo ele, o resultado da capacitação superou as expectativas: “Não foi somente o excelente trabalho realizado por eles que serve como exemplo, mas também a motivação que tiveram desde o início e, finalizada a oficina, a vontade manifestada por eles de continuar cultivando”.

Novos horizontes

Essa motivação pode ser assimilada nas próprias palavras dos atendidos que participaram da oficina. Eduardo Carmo Aparecido, 26 anos, usuário do Centro Pop, já tinha experiência na área. Antes, vivendo nas ruas, ele ficou acolhido na Casa de Cidadania durante todo o período da capacitação: “Sou dependente químico e este tempo em que estive aqui me tirou das ruas e evitou problemas que a minha situação causava. Além de ter gostado muito de aprender, foi uma atividade relaxante e um período em que pude descansar e refletir sobre o que fazer daqui pra frente”. 

Luciano da Silva, 41, também atendido pelo Centro Pop, disse que nunca havia trabalhado com hortas e jardins na vida, mas que foi conquistado pela atividade: “Foi a primeira vez que trabalhei com isso e estou gostando muito, estou amando de coração. O curso foi maravilhoso, não só para mim, mas para todos que a Casa de Cidadania acolheu. Com certeza, quero seguir aprendendo e trabalhando com isso”.

De acordo com Josélia, ambas as unidades que atendem cidadãos em situação de rua têm a intenção de manter e estender parcerias com a Casa do Pequeno Jardineiro: “Este trabalho articulado entre a rede socioassistencial da SDS traz muitos frutos. Finalizada esta capacitação, já estamos planejando uma nova oficina, desta vez com foco em revitalização de jardins”.

As unidades

A Casa da Cidadania realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. A capacidade de atendimento é de 70 usuários, sendo 55 leitos masculinos e 15 femininos. A unidade fica na Alameda Ilva Mello Reis, 6.001, no Bairro Jardim Esperança.

O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade, que funciona na Rua Professor Oswaldo Veloso, 190 – Centro, conta, ainda, com uma biblioteca e uma sala de artes para a promoção de oficinas de artesanato.

Já a Casa do Pequeno Jardineiro é voltada para jovens do sexo masculino, da faixa etária de 14 a 24 anos, e desenvolve atividades ligadas a jardinagem, botânica, paisagismo e horticultura. A sede do projeto fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 10.000, Barreira do Triunfo.

As três unidades são geridas pela SDS, com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário