terça-feira, 1 de julho de 2014

Comerciantes reclamam de ‘sequestro’ de PMs com fim da Copa em Curitiba

Publicado em 1 de julho de 2014,14:12

Por Marina Sequinel e Bruno Henrique

Os moradores e comerciantes do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, reclamam do “sumiço repentino” dos policiais militares com o fim da Copa do Mundo na cidade. Segundo eles, depois do último jogo na Arena da Baixada no último dia 26, entre Rússia e Argélia, os alunos soldados que realizavam patrulhamento nos entornos da Avenida Manoel Ribas foram retirados das ruas.
“Não tem um policial sequer nas ruas”, diz comerciante. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Segundo a zeladora Rosa de Assis Silveira, os moradores e comerciantes estão se sentindo inseguros sem a presença dos PMs, assim como era antes, quando assaltos aconteciam com frequência.

“Foi um período de muita tranquilidade o da Copa. Agora que acabou, o que nós vamos fazer? Não é só por causa da Copa que precisamos de segurança. Há crianças nas escolas e as pessoas que trabalham. Antes sempre havia policiais andando em grupos aqui, quatro de um lado, quatro de outro. Mas agora não tem nada”, relatou ela em entrevista à Banda B na tarde desta terça-feira (01).

O feirante Thiago Pereira de Oliveira, que trabalha na região, também não entendeu o “sequestro” dos PMs. “Mesmo antes do final da Copa, já tiraram todos os cerca de 200 soldados que ficavam pelo bairro. Hoje a gente não vê um policial sequer aqui. Nós queremos segurança aqui todos os dias do ano, não só para turista ver”, declarou ele.

A Banda B percorreu as ruas de Santa Felicidade para realizar a matéria, mas recebeu reclamações de moradores de outras regiões sobre a mesma situação.

Em nota, a Polícia Militar informou que, para o evento específico da Copa do Mundo, pelo número de pessoas que Curitiba receberia, foi montado um esquema de segurança que angariou mais policiais de outras unidades para reforçar o policiamento na capital. Passado o período das principais atividades da Copa do Mundo, estes policiais retornam para sua unidades de origem. No entanto, permanecem na capital os policiais dos batalhões daqui. Os policiais que se foram são substituídos, neste momento, pelos alunos soldados, que estão em período de estágio operacional supervisionado, em toda a capital e região metropolitana e, em breve, este grupo estará formado e compondo definitivamente o quadro da PM para dar mais segurança à população.

http://www.bandab.com.br/jornalismo/comerciantes-de-santa-felicidade-reclamam-de-sequestro-de-pms-com-o-fim-da-copa-em-curitiba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário