JUIZ DE FORA
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE
Para marcar o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, 12 de junho, a Prefeitura de Juiz de Fora reforça a importância da prevenção à doença que acomete um a cada cem bebês nascidos vivos e promoverá uma série de atividades alusivas à data.
A patologia, caracterizada por qualquer anormalidade apresentada na estrutura ou funcionalidade do coração, pode ser detectada nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê, ainda no ventre materno. Decorre de alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e pode levar anos para se manifestar.
No município, em todos os hospitais em que se realizam partos, como Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Therezinha de Jesus, Hospital Albert Sabin, Hospital Monte Sinai, HTO o exame é realizado nos recém-nascidos. O teste do coraçãozinho consiste na realização de um conjunto de aferições executadas pelos profissionais médicos por intermédio do “oxímetro”, aparelho que avalia as taxas de pulso, batimentos cardíacos e oxigenação sanguínea.
Em Juiz de Fora, a conscientização sobre a doença foi reforçada pela Lei municipal 12.120/2010, de autoria do então vereador Bruno Siqueira. A data faz parte calendário oficial do município, por se destacar como iniciativa de condição de “extrema importância, considerando-se, principalmente, que a doença representa um dos defeitos congênitos mais comuns e uma das principais causas de óbitos relacionados à má formação do coração".
De acordo com a cardiologista pediátrica Sarah Guedes, chefe do Ambulatório de Cardiologia Infantil do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), é importante estar alerta sobre a importância dos procedimentos preventivos, na condição de única forma de se evitarem complicações cardiológicas tardias, detectadas em estágios avançados, quando as chances de eficácia nos tratamentos são, significativamente, menores. “Tais doenças, muitas vezes diagnosticadas tardiamente, provocam complicações que, em muitos casos, podem levar a óbito”, avalia a especialista.
O evento
Em decorrência de feriados e alterações no expediente em função da Copa do Mundo, o evento alusivo à data será realizado no sábado, 21 de junho, das 9 às 13 horas, no Parque Halfeld. A Secretaria de Saúde pretende atrair pessoas de todas as regiões da cidade, oferecendo exames de prevenção da saúde cardiológica em crianças, além de ações de educação em saúde, com distribuição de folders, adesivos, atividades de educação física e recreação com o Grupo Doutores do Amor, coordenados pela palhaça Miloca, e também com equipes do projeto Rua de Lazer da Secretaria de Esporte.
* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.
http://www.pjf.mg.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário