A PALAVRA DO EDITOR 18/05/2014
ORGULHO DE SER PERNAMBUCO-BANÂNICO!
No começo deste ano da graça de 2014, exatamente no mês de janeiro passado, eu vi uma notícia interessantíssima num portal internético. Uma notícia que foi reproduzida em muitos blogues e grandes jornais.
Era esta que está abaixo transcrita:
Criada no dia 17/Jan/2014 por Toinho Castro, a página Rio $urreal divulga e boicota preços extorsivos praticados por bares, restaurantes, lojas e ambulantes no Rio de Janeiro, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e onde ocorrerão as Olimpíadas de 2016.
O protesto surgiu acompanhado de uma sátira, que propõe a criação de uma moeda exclusiva para a capital fluminense. Chamada de ‘Surreal’, ela tem como símbolo estampado nas notas o rosto do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí.
Quem quiser acessar a página Rio $urreal, basta clicar aqui.
Esta notícia me voltou à lembrança hoje, quando estava dando uma passeada pelas charges do dia.
Lá pelas tantas, me deparei com esta aqui, da autoria de Rico e publicada no jornal Valeparaibano:
Ao contrário das “obras da Copa”, que estão devagar quase parando, os “preços da Copa” – encarnados na figura do Dragão da Inflação -, estão num desembesto da gôta serena, subindo a cada dia e em todos os recantos banânicos adonde haverá jogos desta importantíssima disputa. Na verdade, a mais importante disputa futebolística do mundo.
Nos últimos dias, vi uma meia dúzia de reportagens na televisão sobre a subida de preços, em consequência da Copa, em Natal, Fortaleza, Recife e Salvador, cidades-sede do torneio.
Aí, me lembrei de um outro assucedido neste mês de maio corrente, às vésperas do Dia das Mães. Que eu vou contar agora.
A caixa de mensagens do JBF recebe uma quantidade grande – uma quantidade que vocês nem imaginam -, de mensagens com propagandas, anúncios e pedidos de divulgação. É o preço do sucesso e da grande audiência. Como diria o saudoso Ibrahim, sorry, periferia. E esta gazeta publica graciosamente e com muita satisfação.
A gente dá prioridade aos eventos artísticos e coisas correlatas, e deixa de lado as mensagens com conteúdo puramente comercial.
Uma destas propagandas, que chegou aqui no dia 9, trazia o cardápio do Arcádia Gourmet, um restaurante localizado em Boa Viagem, na zona sul do Recife. A lista de preços vinha encabeçada pela expressão “Especial Dia das Mães”. Ou seja, preços especiais e promocionais pro filho homenagear a genitora.
Quando botei os olhos e vi pratos de filé e de bacalhau acima de 100 reais, frango por 80 reais e sobremesa de 65 reais, eu fiquei num orgulho arretado e numa euforia da porra!
Orgulho de ser pernambucano e de saber que aqui na capital do meu estado de nascença os “preços da copa” já estão em vigor e, tudo indica, irão duplicar daqui pro início da Copa. Tomara.
Esse povo do Sul Maravilha, que vive debochando de nóis cabeças-chatas, agora vai ter que dobrar a língua, dar o braço a torcer e reconhecer que a Nação Nordestina é tão banânica quanto o resto deztepaiz!
* * *
Complementando esta postagem:
Leia mais sobre o assunto clicando na chamada abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário