terça-feira, 20 de maio de 2014

Guarda Municipal – Caminhada ecológica com os "Desbravadores" tem balanço positivo

JUIZ DE FORA - 19/5/2014
Notícias de: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Mais de 20 quilômetros e quase 24 horas de atividades. Estes são alguns números da marcha realizada neste fim de semana pelo projeto "Desbravadores", com o apoio do grupamento ambiental da Guarda Municipal (GM). Com um trajeto inusitado, a caminhada teve início na tarde de sábado, 17, no Parque Halfeld, passando pela trilha do Morro do Imperador, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, e só terminou na tarde do domingo, 18, no Parque da Lajinha.

Com mochilas abastecidas e lanternas a postos, o grupo subiu a trilha da Rua Dr. Constantino Paleta rumo ao mirante do Morro do Imperador. Sem muitas dificuldades, em meia hora, atingiu-se o topo. Uma pausa para repor as energias e seguiu-se a segunda parte. Já sem qualquer luz natural, as lanternas eram a única orientação possível no acesso por dentro da trilha que leva à UFJF. Muitas brincadeiras e alguns minutos depois, todos chegaram a um platô, de onde era possível ver a região centro-sul da cidade iluminada. Então bastava passar pela prova da cerca de arame e pisar novamente no asfalto, já nos limites do campus. Após uma longa caminhada em torno do lago, parada para instrução de atividade com bússola. Já eram quase 22 horas quando o grupo chegou ao estádio para pernoitar.

No dia seguinte, a retirada foi em direção ao Parque da Lajinha, com acesso pela parte superior da região, por dentro da mata próxima ao Bairro Dom Orione. Os jovens tiveram oportunidade de conhecer caminhos de acesso restrito do parque, com vegetação nativa bastante fechada, nascentes e dificuldades de terreno. Para a diretora do projeto Clube Desbravadores, Nádia Helena Pestana, com 28 anos de atuação em atividades do gênero, este foi um dos momentos mais marcantes da marcha. "Foi uma experiência inesquecível. Há muitos anos não participava de uma experiência tão próxima à natureza", destacou, em referência ao grau quase selvagem e intocado do local. "Desfrutar dos obstáculos naturais ali presentes e observar que ainda existem áreas com estas características tão perto da gente foi compensador", comentou a diretora.

A atividade no Parque, onde outro grupo de "Desbravadores Mirins" aguardava para visita e lazer, durou até a tarde. O encerramento dos trabalhos se deu as 15 horas, com balanço positivo. "Todos ficaram superanimados. Nunca participaram de uma aventura tão radical assim", afirmou Nádia, completando: "Ficamos cansados, mas muito satisfeitos com o ineditismo da marcha e o ânimo de toda a equipe".

A Guarda Municipal esteve presente em todo o percurso, orientando e resguardando a integridade do grupo de 36 pessoas, na sua maioria meninos e meninas de dez a 15 anos. Nas áreas de trilha, a equipe usou do conhecimento que possui para guiar o grupo, tendo feito percurso preparatório com a coordenação, dias antes. Na área urbana, a presença do grupamento ambiental da GM foi fundamental para o deslocamento seguro de todos, conduzindo pela lateral da via e interrompendo o trânsito nas travessias.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.
( http://www.pjf.mg.gov.br/noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário