07/05/2014 - Juiz de Fora
A partir desta terça-feira, 6, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro) começa a receber cinco exposições em suas galerias, exibindo quadros, trabalhos de fotografia, humor e documentos históricos. As mostras pertencem à programação do projeto “Maio Cultural”, desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Funalfa, para comemorar o mês de aniversário da cidade.
A mostra “Os Bracher” será aberta nesta terça-feira, 6, às 20 horas. Ela reúne a trajetória dos quatro expoentes de uma das famílias mais criativas dos universos artísticos juiz-forano e mineiro. Reunindo mais de 40 quadros, com técnicas, temáticas e formatos variados, a exposição será dividida em duas salas. Enquanto os trabalhos dos irmãos Nívea e Décio Bracher, já falecidos, serão apresentados na Galeria Heitor de Alencar, as obras do casal Carlos e Fani Bracher ficarão na Galeria Celina Bracher.
Na quinta-feira, 8, será aberta a exposição fotográfica “Juiz de Fora em Ângulos e Recortes”, com 46 fotografias produzidas exclusivamente para esta exposição. O fotógrafo juiz-forano Wellerson Cassimiro reuniu em ângulos pouco explorados cenários comuns de Juiz de Fora. As fotografias em preto e branco estarão disponíveis para visitação na Galeria de Arte Narcisse Szymanowski.
Já a exposição “1964”, que estava programada para o dia 9, teve sua abertura transferida para terça-feira, 13, na Galeria Arlindo Daibert. O golpe militar, que há 50 anos partiu de Juiz de Fora, deixou marcas como a censura, a violência e o boicote da democracia nacional na história da cidade e do país. Através de arquivos históricos do jornal “Diário Mercantil”, são expostos documentos e fotos, principalmente os que se relacionam com Juiz de Fora.
Alguns pontos da religiosidade das etnias pioneiras na cidade - portugueses, africanos, germânicos, italianos, libaneses e sírios – serão retratados na exposição “Aspectos Religiosos das Etnias Pioneiras de Juiz de Fora”. A mostra integra a “Festa das Etnias”, que acontecerá na Praça Antônio Carlos, nos dias 17 e 18, com o objetivo de ressaltar a contribuição desses povos na formação da cidade. A abertura da exposição está marcada para o dia 16, às 19 horas, nas galerias alternativas 1 e 2.
As mostras “Os Bracher”, “Juiz de Fora em Ângulos e Recortes”, “1964” e “Aspectos Religiosos das Etnias Pioneiras de Juiz de Fora” ficam expostas ao público até 1º de junho.
Completando o ciclo de exposições do “Maio Cultural”, de 30 de maio a 15 de junho, será possível visitar os trabalhos selecionados pelo 6º Salão do Humor de Juiz de Fora. As inscrições para o concurso ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 20. O salão tem como objetivo incentivar, divulgar e promover o talento de artistas gráficos brasileiros, através da premiação de trabalhos regularmente inscritos nas modalidades cartum, charge, caricatura e HD (histórias em quadrinhos).
As exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas. A entrada é gratuita.
A programação do “Maio Cultural” apresenta mais de 170 atrações, a maioria com entrada franca, nas áreas de circo, teatro, dança, música, contação de histórias, cinema e artes plásticas. As atividades acontecem no Centro e nos bairros Alto dos Passos, Bairu, Benfica, Caiçaras, Granbery, Jardim Glória, Linhares, Manoel Honório, Mariano Procópio, Salvaterra, Santa Luzia, São Pedro e Teixeiras.
A programação completa está disponível no anexo.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.
http://www.pjf.mg.gov.br/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário