A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promove no sábado, 12, mais uma edição do “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social”. O bairro contemplado será o Sagrado Coração. A mobilização acontece na Escola Municipal Quilombo dos Palmares (Rua Antônio Francisco Lisboa, 30), das 8 às 13 horas. O objetivo do evento é levar à população da cidade, de forma gratuita, serviços públicos essenciais, com foco nas áreas de assistência e desenvolvimento social, além de saúde e lazer.
Durante o evento serão oferecidos serviços de cadastro e atualização para o programa Bolsa Família, orientações sobre cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), corte de cabelo gratuito, aferição de pressão, orientações sobre dengue e doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), vacinação e glicemia. Além disso, nesta segunda edição do evento, haverá oficinas de artesanato, com as adolescentes da Casa da Menina Artesã, e de arte, com os jovens da Casa do Pequeno Artista.
A população também terá acesso a serviços como emissão de documentação civil e cadastros para descontos nas contas de luz e água, além de atividades para as crianças, pipoca e algodão doce. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também estarão presentes, orientando a população e fazendo agendamentos para atendimentos nas unidades.
“Esperamos, com essa nova edição do Espaço Cidadão Desenvolvimento Social, repetir o sucesso do evento realizado no Bairro Nova Germânia. Ou seja, que consigamos aproximar o cidadão do Poder Público, através dos diversos programas sociais que a PJF oferece às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Atualização do CadÚnico
Uma das principais ações do evento é a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal (CadÚnico), indispensável para a obtenção de benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec, entre outros.
Para que seja realizada a atualização do CadÚnico no local, a população deve levar cópias dos seguintes documentos:
- Comprovante de renda (contracheque, declaração, extrato bancário);
- Certidão de nascimento de todas as crianças e adolescentes da casa;
- Certidão de casamento;
- CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho e previdência social de todos os adultos da casa;
- Título de eleitor de todos os adultos da casa;
- Conta de luz ou telefone;
- Declaração de matrícula escolar dos filhos.
Além do CadÚnico, a população também terá acesso à vacinação. Por isso, os moradores devem levar o cartão de vacina dos filhos.
A iniciativa
O projeto “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social” deve atender, até junho, outros dois bairros da cidade, nas zonas leste e norte. A iniciativa reúne, além da SDS, profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer, e conta com o apoio das secretarias de Atividades Urbanas, Obras e Transporte e Trânsito, assim como do Demlurb, da Cesama e da Funalfa.
Confira, abaixo, o cronograma dos próximos eventos:
24 de maio – Bairro Linhares – das 13 às 17 horas
7 de junho – Bairro Santa Cruz – das 13 às 17 horas
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
http://www.pjf.mg.gov.br/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário