14/04/2014 - Juiz de Fora
O tempo de integração entre as linhas de ônibus do projeto piloto “Bilhete Único” passou de 60 para 90 minutos. Já a tarifa será de R$ 3,07, conforme o Decreto n.° 11.935, publicado na edição do Atos do Governo de sábado, 12, no portal da Prefeitura de Juiz de Fora. O cadastramento ainda pode ser feito na sede da Associação Profissional das Empresas do Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp).
A partir do anúncio do projeto, e em função da avaliação feita em algumas linhas, foi constatado que o tempo de viagem de alguns ônibus é mais longo. Já que um dos objetivos do “Bilhete Único” é exatamente promover a melhoria da prestação de serviços aos usuários do transporte coletivo na cidade, a PJF decidiu pela ampliação do tempo de integração, para, assim, incluir, e beneficiar, o maior número de passageiros.
O valor também foi calculado a partir destes levantamentos. Várias simulações foram realizadas, considerando dados reais da bilhetagem eletrônica.
“Bilhete Único”
Com a tarifa única, as linhas de ônibus 640 (Rodoviária), 555 (Universidade), 754 (Circular Benfica – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Senai) e 756 (Distrito Industrial – Circular Benfica) passarão a realizar, a partir desta terça-feira, 15, a integração temporal entre regiões diferentes da cidade para os usuários cadastrados que já estiverem com o cartão.
Com a operação, todas as linhas de ônibus da cidade poderão integrar-se com uma das quatro linhas de ônibus citadas, sendo cobrado o valor equivalente a uma passagem e meia.
A conexão pode ser feita entre regiões diferentes, em um único sentido (ida ou volta), o equivalente à utilização de dois ônibus. O morador da Zona Norte, por exemplo, pode acessar um ônibus de outras regiões, como sul, leste, sudeste, entre outras, normalmente, com um valor único.
A expectativa é de que até o final do ano todas as linhas estejam utilizando o sistema.
Cadastramento
Os usuários do transporte coletivo interessados em utilizar a integração temporal, já podem se cadastrar na sede da Astransp (Rua Espírito Santo, 296 – Centro). É necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
* Informações com a Assessoria a Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.
Portal JF
Nenhum comentário:
Postar um comentário