12/03/2014
Daniel Silveira
Do G1 Rio
Ato contra a Copa nesta quarta, no Centro do Rio
(Foto: Rudy Trindade/Frame/Estadão Conteúdo)
Av. Mem de Sá
Depois de se concentrarem na Candelária,Centro do Rio, no começo da noite desta quarta-feira (22), cerca de 200 pessoas saíram em passeata pela Avenida Rio Branco, por volta das 19h, em direção à Cinelândia, para protestar contra a realização da Copa do Mundo no país. Às 20h, a manifestação chegou à Lapa, onde foi interditada a Avenida Mem de Sá, na altura dos Arcos.
'Fifa, vá para casa', diz faixa escrita em inglês e estendida nos Arcos
(Foto: Daniel Silveira / G1)
Três faixas da Rio Branco foram interditadas ao tráfego por 40 mintuos, até o grupo virar em direção à Lapa pela Rua Santa Luzia e a avenida ser liberada. Dezenas de policiais acompanhavam o ato, que tem a presença de dezenas de mascarados.
O ato foi convocado pela Frente Independente Popular (FIB), que critica os investimentos feitos pelos governos municipal, estadual e federal em obras para a realização do Mundial. Os manifestantes questionam a destinação de recursos em detrimento de setores como a saúde e a educação. A Polícia Militar também é alvo de críticas dos ativistas.
Conhecido nas manifestações, 'Batman' subiu nos Arcos da Lapa
(Foto: Daniel Silveira / G1)
Sob chuva, manifestantes estendem faixa contra a Copa do Mundo
(Foto: Daniel Silveira / G1)
Este é o primeiro ato realizado este ano no Rio em protesto especificamente alusivo à Copa do Mundo, que acontece em junho. Outras manifestações aconteceram na cidades, a maioria contra o aumento das tarifas de ônibus. Duas terminaram em confronto sendo que uma delas culminou na morte do repórter cinematográfico Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, que foi atingido por um rojão. Conforme denuncia oferecida à Justiça pelo Ministério Publico, o artefato foi disparado por dois manifestantes, Fábio Raposo e Caio Silva Souza. Ambos estão presos preventivamente aguardando julgamento.
O trânsito era intenso no sentido Aterro do Flamengo no horário, segundo o Centro de Operações.
(Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. )
saiba mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário