quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Renúncia de Azeredo traz de volta à Câmara o 'deputado do castelo'

19/02/2014 
Camila Bomfim
Da TV Globo
Edmar Moreira (Foto: Antonio Cruz/ABr)

A renúncia do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) vai assegurar uma cadeira na Câmara ao ex-deputado Edmar Moreira (PR-MG), conhecido nacionalmente como o "deputado do castelo".

Em 2009, o ex-parlamentar ganhou fama no país após vir à tona que ele não teria declarado à Justiça Eleitoral que era proprietário de um castelo avaliado, à época, em R$ 25 milhões, no distrito de São João Nepomuceno, na zona da mata de Minas. Edmar alega que não declarou o castelo porque teria doado a propriedade aos filhos.

Segundo a Secretaria-Geral da Câmara, assim que soube da renúncia do deputado do PSDB nesta quarta (19), Edmar avisou ao Legislativo que está pronto para assumir uma vaga no parlamento.
Imagem aérea do castelo de Edmar Moreira, em Minas (Foto: Leonaro Costa/D.A Press/O Globo)

A volta de Edmar Moreira à Câmara se deve aos desdobramentos da renúncia de Eduardo Azeredo. O suplente imediato da coligação que elegeu o deputado do PSDB é João Bittar (DEM-MG), mas ele, atualmente, já ocupa uma cadeira na Casa, no lugar do deputado Carlos Melle (DEM-MG), que pediu licença para comandar uma secretaria municipal de Três Corações (MG).

Com a renúncia de Azeredo, Bittar será oficializado na Câmara, deixando aberta uma vaga de suplente.

Diante da ausência de Melle, quem deveria assumir essa vaga seria Rui Muniz (PRB-MG), atual prefeito de Montes Claros. Ele, no entanto, divulgou nota oficial anunciando que não tem interesse de se afastar da prefeitura para assumir a vaga de deputado.

O próximo na lista de suplentes da coligação (PP, PR, PPS, DEM e PSDB) é Edmar Moreira. Nesta quinta (20), a Câmara deve publicar no Diário Oficial do Legislativo a renúncia de Azeredo e, simultaneamente, irá oficializar João Bittar na vaga do parlamentar tucano suspeito de envolvimento no "mensalão tucano".

Consequentemente, Edmar será convocado para ocupar a vaga como deputado suplente. A Mesa Diretora ainda vai marcar a data da posse do deputado do castelo. O G1 procurou Edmar Moreira, mas ele não retornou as ligações.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/02/renuncia-de-azeredo-traz-de-volta-camara-o-deputado-do-castelo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário