27/02/2014 - Juiz de Fora
Em reunião na tarde desta quinta-feira, 27, com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue, o prefeito Bruno Siqueira definiu várias ações conjuntas entre os diversos órgãos da administração municipal e a sociedade civil.
Preocupado com o panorama atual da dengue no município, já que o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) chegou a 7,1, o prefeito cobrou o máximo empenho no trabalho de combate à doença no município. Acompanhando de perto todas as ações planejadas, Bruno exigiu total empenho das equipes e maior detalhamento sobre as parcerias efetivadas, para conter a proliferação do mosquito e a disseminação da doença.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Magda Ferreira, apresentou o panorama atual da dengue no município, afirmando que até o momento foram registradas 53 notificações: 17 casos da doença já foram confirmados, enquanto outros 20 aguardam resultados. E acrescentou que já estão em atuação as equipes que trabalham no atendimento a pontos estratégicos, verificando denúncias de existência de focos, inclusive na área rural do município, reforçando assim o atendimento e garantindo maior cobertura das possíveis situações de risco.
Reunidos com o prefeito estiveram a secretária-adjunta de Saúde, Maria Aparecida Baeta Guimarães (representando o titular da secretaria, José Laerte, que está de licença médica); os secretários de Comunicação Social, Michael Guedes; de Atividades Urbanas, Basileu Tavares; de Educação, Weverton Villas Boas; o diretor-presidente do Demlurb, André Luiz Zatorre; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Wanderson Castelar; o superintendente Regional de Saúde, José Eduardo Amorim; o secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos; a subsecretária de Vigilância em Saúde, Magda Ferreira; e a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Mônica Santana; além de técnicos da Prefeitura.
Ao final do encontro ficou definida a realização de capacitação de 101 diretores das escolas municipais na quarta-feira, 12 de março, para garantir o reforço das ações de prevenção à dengue junto à comunidade escolar, fazendo assim com que ela seja multiplicadora junto aos mais de 45 mil alunos e cinco mil professores do município.
Caberá ao Demlurb coordenar todas as ações conjuntas com outros setores da administração, para garantir a retirada do lixo da dengue de áreas críticas e de maior infestação do mosquito transmissor da doença.
À Secretaria de Comunicação caberá promover novas ações de publicidade, para aumentar o nível de informação sobre a doença e suas formas de prevenção. Foram definidas também ações de capacitação e mobilização social junto aos representantes dos 960 integrantes dos conselhos locais de saúde atuantes na cidade, sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde.
O estado, por meio da superintendência, garantiu se empenhar no atendimento ao pedido de uma força-tarefa, enviado pela Secretaria de Saúde no início de janeiro.
O prefeito Bruno Siqueira agradeceu o esforço de todos os presentes e pediu que façam além do que se espera, para garantir que se crie na população a preocupação em fazer sua parte e acreditar que é também de cada cidadão a missão de combater a doença no município.
*Outras informações na assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, através dos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.
http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário