domingo, 2 de fevereiro de 2014

Policiais se dizem mal preparados para manifestações

02 de Fevereiro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
O Globo
Um cabo da Polícia Militar, nome fictício Rodrigo, contou ao jornal nacional que não se sente preparado para controlar as manifestações, referindo a falta de treino, de equipamento e meios para o fazer.

Ele disse ao Globo: “A situação está muito complicada. Além de não termos treinamento, equipamento adequado e nem pessoas qualificadas ou uma tropa suficiente, há um problema de gestão. Cada hora quem manda na gente manda fazer uma coisa diferente. Uma hora é para impedir acesso de manifestantes a um determinado local, outra hora é para deixar as depredações rolarem”

Por outro lado, Rodrigo refere o abandono, por parte do corpo da PM e do Governo, dos policiais. Eles estão aprendendo na rua e sem qualquer tipo de formação anterior. Vão fazendo, sim, cursos de reciclagem anual. Os cursos de resistência a protestos são obrigatórios somente às equipes da Força Tática e Tropa de Choque.

“A gente da patrulha pode até se inscrever em um, só que é necessária a liberação do nosso chefe, o que raramente acontece porque nunca tem gente para preencher nossos horários de trabalho”, falou o mesmo Cabo.

Em outro aspeto das manifestações, os policiais referem que não estão preparados para os “Black Blocs” e que a sua participação não era esperada. Outro policial que não se quis identificar falou: “Não tive treinamento para esse tipo de manifestação. O nosso objetivo é sempre manter a ordem só que a violência fugiu do controle”. Ele continuou: “Tive companheiro filmado e depois foram xingá-lo no Facebook. Ele errou? Acho que não. Ele obedeceu ordens e teve sua família exposta. No final das contas, viramos vítimas.”

Para os policiais, o que mais custa, de acordo com as fontes escutadas pelo Globo, é ser criticado por proteger a cidade dos vândalos que a depredam e incendeiam.
http://www.noticiasaominuto.com.br/nacional/51206/policiais-se-dizem-mal-preparados-para-manifesta%C3%A7%C3%B5es#.Uu7QLD1dV_8

Nenhum comentário:

Postar um comentário