sábado, 15 de fevereiro de 2014

CarnaBenfica é cancelado em Juiz de Fora por causa da violência na região

15/02/2014 
Caio Nunes
Do G1 Zona da Mata

O CarnaBenfica, em Juiz de Fora, foi cancelado motivado pela onda de violência que a região do Bairro Benfica enfrenta. É a primeira vez, em mais de 50 anos de história, que a folia do local é cancelada. Para protestar contra a violência, a Associação de Moradores do Bairro Benfica (AMBB) organizou um ato, neste sábado (15), às 15h.

De acordo com a presidente da AMBB, Aline Junqueira, que organiza o carnaval, o momento que a região vive não combina com as comemorações. “Só aqui na Zona Norte aconteceram quase 40% dos homicídios da cidade. Não é o momento de comemorar como se nada tivesse acontecendo. O que a gente avalia é que as pessoas estão tensas”, disse Aline.

Segundo ela, o contexto violento foi o principal motivo para o cancelamento da festa. “Se outras pessoas quiserem se organizar para fazer o carnaval, a associação pode apoiar, mas não vamos chamar a responsabilidade para nós. Nunca tínhamos vivido uma situação dessa”, explicou.

A preocupação da AMBB, de acordo com a presidente, é com a segurança dos moradores e participantes da festa. Para ela, um efetivo policial concentrado apenas no local da comemoração não resolveria o problema. “Não adianta nós garantirmos apenas a segurança na praça, tem que ter nos arredores também. Vai ter efetivo para atender as áreas de conflito?”, questionou.

Com isso, a AMBB propôs um ato neste sábado, que vai reunir os moradores dos bairros Benfica e São Judas. No Benfica, as pessoas vão se reunir na Praça Jeremias Garcia. Enquanto isso, os moradores do São Judas se encontram em uma padaria, que fica na principal rua do bairro. Os manifestantes se juntam na praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da região, onde, segundo a organização do ato, vai ser realizado um grafite coletivo nos tapumes do local.

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/02/carnabenfica-e-cancelado-em-juiz-de-fora-por-causa-da-violencia-na-regiao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário