07/02/2015
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2014/02/ate-que-a-sbornia-nos-separe-leva-ao-cinema-o-universo-do-tangos-tragedias
Em processo de conversão para o sistema de projeção 3D, o desenho animado Até que a Sbórnia nos Separe ainda não tem previsão de lançamento nos cinemas. Com a morte do Nico Nicolaiewsky, nesta sexta-feira, deve ser definido um novo planejamento para exibição comercial do filme dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
O longa-metragem é inspirado no espetáculo musical Tangos & Tragédias, apresentado por Nico e Hique Gomez há 30 anos. A versão convencional da animação já foi apresentada em festivais e mostras. Segundo Marta Machado, produtora do longa, a primeira sessão pública de Até que a Sbórnia nos Separe na versão 3D deve ser em março, no Festival de Cinema de Animação da Holanda.
— É inacreditável o que ocorreu — diz Otto. — Foi tudo muito rápido. Estávamos planejando a divulgação do filme. Conhecia o Nico há mais de 30 anos, é dele a trilha do meu curta O Natal do Burrinho (1984). O Nico trabalhou com muita dedicação na dublagem e na trilha do Sbórnia . A voz do Pletskaya se destaca porque, na história, o Kraunus não fala. Além do talento musical, ele tinha um timing impressionante, fez muitos improvisos no estúdio — lembra Otto.
Tangos & Tragédias
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tangos & Tragédias é um espetáculo musical brasileiro, com elementos de teatro. Foi criado e é interpretado pela dupla gaúcha Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky.
História
O Tangos & Tragédias foi criado no ano de 1984, em Porto Alegre. Desde 1987, é exibido nas temporadas de verão, durante o mês de janeiro, no Teatro São Pedro.
No ano de 1999, Tangos & Tragédias foi o tema escolhido para o enredo da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina no Carnaval de Porto Alegre. O enredo intitulava-se A visita de Dona Leopoldina ao Reino da Sbórnia.
O espetáculo já passou por diversos teatros do Brasil, além de contar com uma versão em língua espanhola, apresentada em Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Manizales (Colombia) e Cádiz e San Sebastian (Espanha).
Em Portugal, foi escolhido pelo público como o Melhor Espetáculo durante o Festival Internacional de Teatro de Almada, em 2003, e Espetáculo de Honra, em 2004.
Em dezembro de 2007, a dupla lançou o DVD Tangos e Tragédias na Praça da Matriz, gravado em 2004, durante uma apresentação de comemoração dos 20 anos da peça, reunindo 20.000 pessoas na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
Personagens
Hique Gomez interpreta Kraunus Sang e toca violino, enquanto Nico Nicolaiewsky incorpora o triste Maestro Plestkaya, o qual toca acordeon e piano.
Os personagens são naturais de um país fictício chamado Sbørnia, do qual os dois teriam fugido, segundo a dupla, após a chegada do rock and roll no país, refugiando-se no Rio Grande do Sul.
Sbórnia
A Sbørnia era um país ligado ao Continente por um istmo, separando-se após sucessivas explosões nucleares mal-sucedidas, sendo atualmente uma ilha à deriva, navegando livremente pelos mares do mundo. O país, cujo sistema político vigente é o anarquismo hiperbólico, vive a reciclar o lixo cultural de outras nações e possui até moeda própria: o scombrio. Entre as músicas que fazem parte do folclore da Sbørnia estão o "Copernico" e a "Aquarela da Sbørnia"
Morte de Nico
O ator e músico Nico Nicolaiewsky, morreu na manhã deste 07 de fevereiro de 2014, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre aos 56 anos. Ele estava em tratamento contra leucemia aguda desde o dia 23 de janeiro, na entidade. O músico completava neste ano, junto de seu parceiro Hique Gomez, 30 anos do espetáculo em cartaz no Theatro São Pedro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangos_%26_Trag%C3%A9dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário