quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Número de homicídios dobra e PM de Juiz de Fora redefine estratégias

29/01/2014 
Roberta Oliveira
Do G1 Zona da Mata
Major Paulo Alex Moreira falou sobre as ações da PM (Foto: Reprodução/TV Integração)

Um homem morto na manhã de quarta-feira (29) na zona Norte se tornou a 12ª vítima de homicídio em Juiz de Fora só em janeiro. No mesmo período do ano passado, a Polícia Militar registrou sete homicídios na cidade. O aumento dos crimes violentos foi analisado pela PM e estratégias estão sendo atualizadas e redefinidas, como afirma o assessor de comunicação da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), major Paulo Alex Moreira. “A PM vem atualizando e reforçando estratégias de combates criminais de forma a frear essa questão criminal em Juiz de Fora e região”, disse.

As circunstâncias dos assassinatos na cidade também foram analisadas pela PM. “É um crime que envolve vários cenários. Nós temos um levantamento atualizado onde aponta que várias vítimas já tinham passagens policiais por tráfico de drogas, por homicídios tentados como autores, por ameaça. Ou seja, outros crimes afins que acabam vertendo para o homicídio”, afirmou o major.

Ele lembra que nem todos os crimes se adequam neste perfil, como os casos de crimes passionais ou o assassinato do presidente da CDL, Vandir Domingos da Silva. No entanto, a PM garante que a repressão ajuda a diminuir o registro de casos. “Esses homicídios tendem a ser estancados com ação efusiva de presença policial, de abordagem policial, ocupação de zonas quentes de criminalidade, participação de outros órgãos do sistema de defesa social, sobretudo para operações repressivas pontuais, de mandados de busca e apreensão, mandados de prisão, além da parte investigativa que é muito importante”, destacou.

Entre as ações que serão atualizadas está a atuação da patrulha de prevenção a homicídios, existente nos dois batalhões da cidade, o 2º e o 27º. “Estamos inclusive reformulando a estratégia desta patrulha para que possamos ter a redução dos casos em Juiz de Fora e região”, disse Paulo Alex Moreira.

Outros crimes
Neste ano, segundo levantamento da PM até a manhã de terça-feira (28), foram 20 casos de tentativas de homicídio, contra 25 em todo o mês de janeiro de 2013. “As patrulhas de prevenção a homicídio fazem inter-relação entre esses dados de ocorrências de homicídio tentado, homicídio consumado, porque às vezes há alguma retaliação, ameaça, lesão corporal, ou seja, são ocorrências que podem futuramente reverter em um homicídio. Eles fazem a correlação dessas ocorrências, que resulta em abordagens pontuais de sejam autores ou vitimas de crimes afins que podem reverter em homicídios”, explicou Paulo Alex.

A PM aguarda o aumento de efetivo, prometido pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, a partir de concurso público para servidores civis que liberaria PMs em funções burocráticas para trabalho nas ruas. “Esse aumento é muito bem vindo porque a PM trabalha com estratégia, a questão do trabalho inteligente, o nivelamento de informações, tudo auxilia e faz com que essa malha protetora continue com a presença de forma objetiva ou subjetiva da Polícia Militar. Nós estamos aguardando essa efetivação, esse aumento para que nós possamos potencializar essa malha protetora em Juiz de Fora”, destacou.

Paulo destacou ainda que todos os integrantes do sistema de Defesa Social, a Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Prefeitura estão em contato para reforçar as medidas preventivas e repressivas. E mais uma vez a PM reforçou a importância do apoio da comunidade ao trabalho, por meio do Disque-Denúncia, 181. “A gente pede que a população realmente utilize essa ferramenta que dá todo o anonimato para a pessoa que está auxiliando com o trabalho de segurança pública. Com essas informações do 181, nós montamos um quebra-cabeça, com informações que nós já temos para podermos chegar em autoria e realizarmos aí operações e prisões com relação ao crime de homicídio”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário