sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Governador do DF convoca reunião com cúpula de segurança

31/01/2014 
Raquel Morais
Do G1 DF

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, convocou toda a cúpula da segurança pública para discutir ações para conter a criminalidade na capital federal. Participam da reunião na manhã desta sexta (31) o secretário de Segurança, Sandro Avelar, o comandante da Polícia Militar, Anderson Moura, e os comandantes de todos os batalhões da PM.
Com mais de meia-hora de atraso, governador Agnelo Queiroz (direita) chega à reunião de cúpula da área de segurança; ele foi recebido pelo secretário Sandro Avelar (esquerda) (Foto: Raquel Morais/G1)

A reunião é a segunda em menos de 10 horas. Na noite desta quinta-feira, o governador se reuniu com Avelar no Palácio do Buriti, sede do governo do DF, para discutir estratégias de combate à violência. Em janeiro, o número de homicídios no Distrito Federal teve um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com o secretário de Segurança, a operação tartaruga deflagrada por policiais militares e bombeiros contribuiu para os índices negativos do setor. Os PMs reivindicam reajuste salarial e a reestruturação da carreira, entre outros pontos.

O cabo Eliomar Rodrigues disse que os policiais esperam o resultado da reunião. "Vamos aguardar para ver qual vai ser o procedimento do GDF [em relação ao resultado da reunião]. Estamos tranquilos porque estamos agindo sempre dentro da lei", afirmou.

Nesta manhã PMs colocavam cartazes em pontos de ônibus cobrando do GDF melhores condições de trabalho. Rodrigues negou que o movimento dos PMs e bombeiros tenha caráter político. “Não somos inimigos da sociedade, nem do governo."

Nos cartazes, a polícia atribui a culpa pela onda de violência que atinge diversas regiões no Distrito Federal ao governador Agnelo Queiroz, que, segundo a PM, por não cumprir as 13 promessas feitas durante a campanha, entre elas a de reajuste salarial.

“São 30 mil cartazes. Em cada região tem um representante Aspra [Associação de Praças, Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal] distribuindo. É ‘tartarugão’ na cabeça, não mudamos, não adianta ameaçar no jornal, fazer reunião. Quem manda são os policiais”, disse o presidente em exercício da Aspra, sargento Sansão Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário