Edição do dia 21/01/2014
Atualizado em 22/01/2014
Jorge Pontual
Denver, EUA
Oficialmente o governo Barack Obama é contra a liberação da maconha, mas decidiu não interferir. A droga já é vendida no Colorado. O próximo estado a liberar será Washington.
Eles têm perto de 60 anos e, pela primeira vez na vida, estão comprando maconha legalmente. O típico casal americano de classe média baixa se declara muito animados. "Passamos mais de quarenta anos correndo riscos para comprar a erva. Andando por becos escuros, lugares perigosos. Agora finalmente podemos comprar abertamente, dentro da lei”, dizem.
O casal, que não quis se identificar, dirigiu durante três dias, da Flórida até o Colorado, único lugar do país que legalizou o uso recreativo da maconha.
A lei que dá à maconha o mesmo status do álcool, como droga legal, foi aprovada pelos eleitores do estado em novembro de 2012. Vinte e oito lojas foram autorizadas a vender a droga a partir de primeiro de janeiro deste ano.
Medicine Man é a maior loja de maconha do Colorado. Fica fora da cidade de Denver, em uma zona industrial. Na porta, o cartaz traz os principais pontos da lei: só maiores de 21 anos podem possuir ou comprar maconha; é ilegal dar ou vender maconha a menores; é ilegal fumar maconha em público; é ilegal dirigir sob os efeitos da droga; é ilegal levar maconha para fora do Colorado e só lojas autorizadas podem vender a droga.
Elan Nelson, uma das diretoras da empresa, nos leva à plantação que, por lei, só pode ser feita em local fechado. No local há 70 variedades de cannabis, o nome científico da erva. São combinações de duas espécies: cannabis sativa e cannabis indica.
As lâmpadas ficam acesas dezoito horas por dia e as plantas ficam dois meses na estufa. Depois passam para outro espaço, onde a luz é diferente e só fica acesa metade do dia. O que induz a planta a florescer.
Nas flores dá pra ver os cristais de THC, tetrahidrocanabinol, a substância psicoativa que causa os efeitos da maconha.
Cada planta tem um código de barras, que é mantido até o produto final, para controle pelos fiscais do estado. A maconha é vendida em sacos plásticos, erva para ser fumada, ou na forma de barras de chocolate, doces e refrigerantes, que contêm cada um até 100 miligramas de THC.
Como o casal mora em outro estado, só pode comprar até sete gramas da droga. Os moradores do Colorado podem adquirir 28 gramas de cada vez. O produto é vendido em sacos lacrados e opacos. O objetivo é impedir que menores de 21 anos tenham acesso à maconha.
No resto do país, a droga continua ilegal, a não ser para uso médico, que está autorizado em 21 estados. No noroeste do país, o estado de Washington também legalizou a erva, mas a venda só começa daqui a alguns meses.
O governo Barack Obama decidiu não interferir em Washington e Colorado, embora pelas leis federais a maconha continue sendo ilegal. Nos Estados Unidos, milhares de pessoas são presas todos os dias por fumar maconha em público.
Saiba mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário